Pular para o conteúdo principal

CENTENÁRIA, FESTA DE SÃO BENEDITO EM MACHADO PASSARÁ POR ADEQUAÇÕES EM SUA ORGANIZAÇÃO

Ministério Público já se manifestou e encaminhou sugestões

Para fazer adequações na organização da centenária Festa de São Benedito de Machado, no Sul de Minas, um novo projeto de lei será apresentado levando em consideração a preservação da tradição por meio do dossiê de registro imaterial das festividades como patrimônio cultural do município.

Outro objetivo da nova legislação também é adaptar-se as novas realidades de segurança, higiene, fiscalização, fogos de artifícios e definição clara dos setores envolvidos.  A minuta de projeto de lei coletiva foi feita entre a Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Congadeiros de Machado, Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

A minuta construída pelos setores envolvidos foi encaminhada para o Ministério Público (MP) por da Promotoria de Justiça de Machado e já recebeu sugestões para melhoria do texto. O projeto segue agora para a Procuradoria Geral do Município visando aprovação do mesmo enquanto a legalidade, constitucionalidade e posteriormente para Câmara Municipal no qual os vereadores poderão colaborar, criar emendas e até convocar audiência pública para debater com toda comunidade machadense.

“A festa enquanto patrimônio do povo de Machado e com o objetivo de mantê-la viva deve ter uma legislação mais detalhada e envolver o maior número de colaboradores possíveis, estamos inclusive com diálogo aberto com o Ministério Público que teceu relevantes colaborações para o texto, acredito que a Procuradoria, outros setores envolvidos e a Câmara como legítima representante da população colaborará para que esta lei aconteça e possa ser sancionada pelo prefeito Julbert Ferre e aplicada já nas festividades de agosto de 2020”, relata João Alexandre, secretário de cultura do município.

Principais pontos do projeto
Definição dos papéis de todos envolvidos, Igreja, Associação dos Congadeiros, barraqueiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, SAAE e diversas secretarias municipais. 

Apoio a Associação dos Congadeiros por meio de convênio junto a Prefeitura e garantia dos recursos de incentivo à congada. Clareza entre a programação cultural e religiosa evitando conflitos. 

Estabelecimento de multas e apreensões referente a garrafas de vidro e caixas de som móvel para evitar aglomerações de pessoas nas rampas da igreja, popularmente conhecido como “inferninho”. 

Emissão de alvarás, gestão do trânsito, normas de higiene e limpeza e inclusão dos fogos de artifícios em conformidade com as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e com licença específica são pontos em destaque no texto do projeto que poderá sofrer alterações e novas colaborações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho