Pular para o conteúdo principal

CENTENÁRIA, FESTA DE SÃO BENEDITO EM MACHADO PASSARÁ POR ADEQUAÇÕES EM SUA ORGANIZAÇÃO

Ministério Público já se manifestou e encaminhou sugestões

Para fazer adequações na organização da centenária Festa de São Benedito de Machado, no Sul de Minas, um novo projeto de lei será apresentado levando em consideração a preservação da tradição por meio do dossiê de registro imaterial das festividades como patrimônio cultural do município.

Outro objetivo da nova legislação também é adaptar-se as novas realidades de segurança, higiene, fiscalização, fogos de artifícios e definição clara dos setores envolvidos.  A minuta de projeto de lei coletiva foi feita entre a Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Congadeiros de Machado, Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

A minuta construída pelos setores envolvidos foi encaminhada para o Ministério Público (MP) por da Promotoria de Justiça de Machado e já recebeu sugestões para melhoria do texto. O projeto segue agora para a Procuradoria Geral do Município visando aprovação do mesmo enquanto a legalidade, constitucionalidade e posteriormente para Câmara Municipal no qual os vereadores poderão colaborar, criar emendas e até convocar audiência pública para debater com toda comunidade machadense.

“A festa enquanto patrimônio do povo de Machado e com o objetivo de mantê-la viva deve ter uma legislação mais detalhada e envolver o maior número de colaboradores possíveis, estamos inclusive com diálogo aberto com o Ministério Público que teceu relevantes colaborações para o texto, acredito que a Procuradoria, outros setores envolvidos e a Câmara como legítima representante da população colaborará para que esta lei aconteça e possa ser sancionada pelo prefeito Julbert Ferre e aplicada já nas festividades de agosto de 2020”, relata João Alexandre, secretário de cultura do município.

Principais pontos do projeto
Definição dos papéis de todos envolvidos, Igreja, Associação dos Congadeiros, barraqueiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, SAAE e diversas secretarias municipais. 

Apoio a Associação dos Congadeiros por meio de convênio junto a Prefeitura e garantia dos recursos de incentivo à congada. Clareza entre a programação cultural e religiosa evitando conflitos. 

Estabelecimento de multas e apreensões referente a garrafas de vidro e caixas de som móvel para evitar aglomerações de pessoas nas rampas da igreja, popularmente conhecido como “inferninho”. 

Emissão de alvarás, gestão do trânsito, normas de higiene e limpeza e inclusão dos fogos de artifícios em conformidade com as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e com licença específica são pontos em destaque no texto do projeto que poderá sofrer alterações e novas colaborações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.