Pular para o conteúdo principal

SAÚDE ALERTA PARA O GRANDE VOLUME DE MEDICAMENTOS VENCIDOS DEVOLVIDOS PELOS USUÁRIOS

10 quilos formados por vidros de xarope, blisters com comprimidos, embalagens de cremes e pomadas: este é o volume de medicamentos vencidos, devolvidos na Farmácia Central que funciona na Policlínica de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Este é o volume médio arrecadado somente nesta unidade, no período de uma semana. Mas o quantitativo tem sido crescente e acendeu um sinal de alerta para a equipe de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde. 

“Nós fazemos o recolhimento de medicamentos vencidos em todas as nossas unidades de saúde, incluindo as farmácias e as UBSs e as nossas equipes têm percebido crescimento na arrecadação. A volta destes materiais demonstra pra gente que as pessoas estão armazenando em casa, muito mais medicamentos do que elas necessitam de fato, tanto é que estes medicamentos não são utilizados, perdem o prazo de validade e são devolvidos. Então, isso demonstra mais uma vez a necessidade de falar, informar e esclarecer sobre a automedicação”, alertou Yula Merola, coordenadora da Divisão de Assistência Farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais.

Segundo a farmacêutica Lívia de Almeida Vieira Cava, dos medicamentos entregues pela população no balcão da Farmácia Central, 70% são produtos que foram fornecidos pelo SUS, não utilizados e que acabam descartados. 

“Os medicamentos vencidos vão diretamente para o descarte correto, mas temos uma grande dificuldade em aproveitar os medicamentos ainda no prazo de validade, porque não temos informações sobre a forma de armazenamento e conservação. Quando possível, fazemos uma avaliação farmacêutica macroscópica e verificando a manutenção das condições ideais, podemos reutilizar este medicamento. É uma prática possível, onde conseguimos recuperar uma pequena parte deste grande quantitativo de medicamentos desperdiçados pelos próprios usuários”, explicou.

Os medicamentos recebidos são recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura para o descarte de resíduos de serviços de saúde. A responsável técnica de Assistência Farmacêutica lembra que a preocupação visa o cuidado com a saúde das pessoas e do meio ambiente também. 

“A gente quer que as pessoas não tenham medicamento em casa, pra evitar a automedicação. Mas simplesmente jogar esse material no lixo comum não é solução, porque outras pessoas podem ter acesso a estes medicamentos, ou você pode poluir as águas e o meio ambiente. Então, colocando à disposição da população esse serviço de coleta, nós promovemos ao mesmo tempo, a conscientização sobre o assunto e o descarte correto e seguro destes materiais”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...