Pular para o conteúdo principal

UFLA SOBE NOVE POSIÇÕES NO RANKING GREENMETRIC


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) evoluiu nove posições no UI GreenMetric World University Ranking, que avalia ações sustentáveis desenvolvidas por instituições de ensino no mundo inteiro. O resultado da edição 2019 foi divulgado nesta terça-feira, 3, e classificou 780 instituições de ensino. 

Em 2019, a UFLA ocupa a 29ª posição no ranking geral em âmbito mundial e a segunda na América Latina e no Brasil. No quesito Educação e Pesquisa, figura entre as dez instituições com a melhor pontuação.

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação: Configuração e Infraestrutura, Energia e Alterações Climáticas, Desperdício, Água, Transporte e Mobilidade, e Educação e Pesquisa. Na UFLA, houve progresso em quatro delas no último ano.

Na categoria Energia e Alterações Climáticas, que considera o uso de energia renovável, eletrodomésticos eficientes, construções ecológicas e outras medidas, a pontuação da UFLA subiu de 1300 para 1425. Em relação aos programas de conservação e reciclagem da Água, passou de 700 para 750 pontos. 

Em Transporte e Mobilidade, relacionada à redução das emissões de carbono por meio de transportes coletivos e ecológicos, foi de 1125 a 1375 pontos. Na categoria Ensino e Pesquisa, a UFLA conseguiu aumentar 300 pontos: de 1450 pontos em 2018 passou a 1750 em 2019.

A universidade teve destaque também no desempenho quando considerado o percentual de nota obtida em relação à pontuação máxima possível em cada quesito: 97% em Ensino e Pesquisa, 83% em Configuração e Infraestrutura, 79% em Desperdício, 76% em Transporte e Mobilidade, 75% em Água e 68% em Energia e Alterações Climáticas.

Sobre o GreenMetric
É o oitavo ano que a UFLA ocupa posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking, um sistema internacional criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos centros universitários através de programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

A partir de uma perspectiva de sustentabilidade global, o GreenMetric tem como objetivos principais: contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi, promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade, ser uma ferramenta de autoavaliação sobre a sustentabilidade do câmpus para instituições de ensino superior em todo o mundo, informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.

Em 2019, a UFLA sediou o “National Workshop do UI GreenMetric for Universities”. A terceira edição do evento foi realizada nos dias 9 e 10/9 com o objetivo de possibilitar o compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade adotadas nos campi universitários - identificadas por intermédio do ranking anual, além de incentivar a colaboração e o aprendizado entre as Universidades.

Para mais informações sobre o GreenMetric, acesse o site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.