quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

SINDICATO ALERTOU GOVERNO ZEMA EM 2019 SOBRE PROBLEMAS NO PROCESSO DE MATRÍCULA ESCOLAR

Para entidade, intransigência do governo do Estado contribui para geração dos transtornos causados às famílias dos alunos
 Secretária de Estado de Educação Julia Sant’Anna e o governador Romeu Zema

Poucos dias antes do ano letivo iniciar as atividades, famílias estão angustiadas sem saber onde os filhos vão estudar, já que a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) não publicou a primeira chamada de encaminhamento dos estudantes, ontem, quarta-feira, 15, como havia comprometido.

Por meio da Resolução 4.231/2019, a SEE/MG implementou um novo modelo de pré-matrículas online, além de uma burocratização na apresentação dos documentos necessários. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD), 6,5 milhões de pessoas não acessavam a internet em Minas Gerais. 

"Isso não foi levado em conta pelo governo, uma que ele estabeleceu tal medida como sendo obrigatória. Além disso, para que o/a estudante pudesse concluir o processo, foi necessária a apresentação de comprovantes de endereço com a titulação dos pais ou responsáveis, o que não condiz com a situação vivida por grande parte das comunidades escolares", é o que alega o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A entidade destaca que ao longo das reuniões de negociação com a Secretaria, no segundo semestre de 2019, o reafirmou que essa perspectiva adotada em nada inova o processo de matrícula e representa uma exclusão da população mais pobre.

"Outro ponto contestado pela direção estadual foi o fato da Secretaria tratar os estudantes como candidatos a vaga, estabelecendo a possibilidade de não serem contemplados com o que deveria ser direito legal e obrigação do Estado", ressalta o sindicato.

O sindicato também faz questionamentos em relação ao Diário Escolar Digital (DED). Para a entidade, ele se apresentou como uma ferramenta de assédio moral, por parte do governo do Estado, quando cobrava o cumprimento estrito dos prazos para anexar o relatório das demandas escolares diárias, sob pena de sanções na avaliação do desempenho  e no processo de designação aos servidores contratados.

"No processo de remoção dos educadores e educadoras a outras instituições de ensino, feito também online, problemas já são sentidos. As/os profissionais da educação seguem sem nenhum resultado, ainda que o ano letivo esteja há poucos dias de se iniciar", conclui o Sind-UTE/MG).

Outro lado
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nota, ontem, 15, em que "informa que a data da divulgação da 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino será alterada."

A SEE esclareceu que o sistema passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população. Toda a equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e com todo empenho para solucionar a situação o mais rápido possível. 

"A SEE explica que toda mudança gera desafios, porém garante que o novo processo de matrícula beneficia toda comunidade escolar. Entre as vantagens estão maior transparência na distribuição das vagas, segurança administrativa para os diretores das escolas e o fim da superlotação nas salas de aula", ressalta.

A Secretaria destacou também que nenhuma pessoa ficará sem vaga nas unidades escolares e reafirma que o início do ano letivo não será prejudicado.

Nenhum comentário: