quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

BOM SUCESSO APRESENTA ALTO RISCO DE SOFRER SURTOS DE DOENÇAS PROVOCADAS PELO AEDES AEGYPTI

Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti aponta 4.0% de infestação no município, índice considerado de alto risco

Por meio de um método que avalia a infestação do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Bom Sucesso, no Sul de Minas, encontrou focos do aedes aegypti em 6 bairros do município (São Cristovão, São Judas Tadeu, Barreiro, Centro, Rosário e Palmeiras) o que coloca todo município em risco considerável de sofrer com surtos de doenças provocadas por esse mosquito, como dengue, zika, chikungunya e, eventualmente, a febre amarela.

O método adotado pela Secretaria investiga a infestação desse inseto em todos os bairros, o que permite até analisar quais os principais criadouros. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Sucesso, o maior número de depósitos de água parada foi achado dentro dos domicílios. O LIRa apontou 4,0% de infestação do mosquito no município, índice considerado de alto risco.

São pratinhos de vasos de plantas, frascos com água, garrafas, tambor e recipientes que serve de reservatórios de água de chuva e lixo. Recipientes plásticos, garrafas PET, latas, entulhos e afins que são jogados fora acabam virando destino das larvas do mosquito.

Ainda de acordo com a Secretaria, todos os focos encontrados no município foram dentro do perímetro das residências descaso dos moradores que estão criando o mosquito.

"Com isso, contribuem para a disseminação de dengue, zika e chikungunya. Caso a febre amarela volte a ter um ciclo urbano de transmissão, ela pode se juntar a esse trio. A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Sucesso vem alertar para um risco considerável de surto das doenças transmitidas pelo aedes aegypti no município em 2020. Situações como essa deixa claro a nossa responsabilidade no dever de se empenhar para acabar com os criadouros do mosquito e se proteger e sua família", destaca.

Nenhum comentário: