Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES PELOS 300 ANOS DE MINAS GERAIS

Em solenidade que marcou lançamento das atividades, presidente da ALMG reiterou críticas à falta da compensação de perdas decorrentes da Lei Kandir

A programação especial que marca as comemorações pelos 300 anos de Minas foi lançada oficialmente nessa terça-feira, 10. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A promoção do resgate histórico, a defesa do interesse público, a avaliação do cenário atual e o estímulo a transformações são premissas que vão nortear as celebrações do tricentenário do Estado, com a realização de eventos e ações promovidas por instituições públicas ao longo do ano.

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), destacou o papel de Minas na consolidação da democracia brasileira. Na cerimônia, ele falou sobre a “vocação para a liberdade”, que sempre marcou a história de Minas Gerais. Agostinho Patrus fez menção às riquezas econômicas que, ao longo dos anos, não se reverteram em benefícios ao próprio Estado e reiterou as críticas à falta de compensação das perdas com impostos decorrentes da Lei Kandir. 

“Minas foi fundamental para a independência do Brasil, mas não conseguiu sua independência financeira”, avaliou. “É preciso pôr fim à famigerada Lei Kandir e defender esta luta, assim como fizeram os inconfidentes, pela nossa liberdade financeira”, afirmou, ao lembrar que a Inconfidência Mineira foi a gênese da Independência do Brasil.

Para o presidente, o tempo é de “transformar desafios em oportunidades”, com vistas à diversificação da matriz econômica de Minas e à redução das desigualdades sociais. “A sociedade mineira reclama, cada vez mais, sua legítima cota de cidadania, em busca de uma vida mais digna. Devemos lutar pelos nossos direitos e não tentar caber em migalhas. Queremos, e temos direito, a mais educação para crianças, mais saúde para idosos, mais emprego para os jovens”, concluiu.

Agostinho Patrus destacou a importância do trabalho conjunto com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público Estadual (MPMG), a Defensoria Pública do Estado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é responsável pela curadoria das atividades. A criação da Capitania de Minas ocorreu em 2 de dezembro de 1720, quando a Coroa Portuguesa concedeu autonomia administrativa ao novo território. 

Durante a solenidade foram lançados o selo postal, o carimbo comemorativo e a identidade visual dos 300 anos de Minas. Também participaram do evento o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, o presidente TCE, Mauri Torres, o defensor público-geral, Gério Patrocínio, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet e a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, além de dirigentes de entidades parceiras, deputados e outras lideranças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho