terça-feira, 17 de março de 2020

CHEREM DECIDE NÃO SUSPENDER AS AULAS NAS ESCOLAS

Com a decisão do prefeito, 11 mil crianças continuarão circulando pelas escolas municipais, frequentando aulas, além dos profissionais da educação que continuarão se deslocando para exercer suas atividades

As Secretarias estaduais de saúde contabilizam 314 infectados por coronavírus (Covid-19) em 17 estados e no Distrito Federal (DF). Já o último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 291. Segundo o Ministério, outros 8.819 casos suspeitos estão em investigação no Brasil e 1.890 casos por coronavírus já foram descartados

A primeira morte foi registrada no estado de São Paulo, tendo sido confirmado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular. Ele tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática — aumento benigno da próstata, comum em homens mais velhos. 

Diante deste cenário nacional, mesmo ainda não havendo casos suspeitos ou confirmados em Lavras, o prefeito José Cherem (PSD), que é médico, preferiu ir na contramão dos outros gestores e arriscar a segurança epidemiológica da cidade não suspender as aulas nas escolas municipais.

O anúncio foi feito na tarde de hoje, terça-feira, 17, durante entrevista coletiva concedida pelo chefe do Executivo para apenas uma parte da imprensa da cidade, conforme tem sido a política durante sua administração.

Com a decisão do prefeito, 11 mil crianças continuarão circulando pelas escolas municipais, frequentando aulas, além dos profissionais da educação que continuarão se deslocando para exercer suas atividades. Anúncio gerou um clima de indignação e revolta na cidade.

Prefeito recua
Demonstrando total falta de rumo e descompasso na crise do novo coronavírus (Covid-19), em poucas horas o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), voltou atrás na decisão que afetava a vida de 11 mil alunos da rede municipal de ensino na cidade, bem como dos trabalhadores da educação.

Em transmissão ao vivo feita rede social Facebook na noite de hoje, o prefeito voltou atrás em sua decisão e decidiu suspender as aulas em toda rede municipal de ensino a partir de amanhã, quarta-feira, 18.

OMS
A taxa de letalidade em todo mundo do novo coronavírus é de 3,74%, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme divulgado em coletiva na tarde realizada na tarde desta segunda-feira, 16. A OMS ressaltou que há crianças entre os mortos pelo Covid-19, embora tenham imunidade melhor.

“Não podemos dizer universalmente que é leve em crianças. Então é importante que protejamos as crianças como uma população vulnerável”, declarou Maria van Kerkhove, diretora técnica da OMS. “O que não sabemos ainda – porque ainda não temos o resultado de enquetes sorológicas – é a extensão da infecção assintomática em crianças”, disse.

Situação em Minas
O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Dario Brock Ramalho, apresentou dados sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em Minas Gerais ontem, segunda-feira, 16, durante reunião com com os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). Segundo ele, o estado apresenta um atraso de cerca de duas semanas em relação à situação nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. 

“No que se refere à evolução da doença, Minas Gerais e a capital Belo Horizonte devem começar a registrar mais casos a partir desta semana, contudo, sem transmissão comunitária [quando não se pode mais identificar a trajetória do vírus]”, destacou.

A necessidade de articular as ações foi destacada pelo subsecretário, que agradeceu às instituições públicas de ensino superior o compromisso de articular as suas ações, potencializando o impacto das decisões, e a contribuição em produção e disseminação de conhecimento sobre a nova doença. 

“Uma grande dificuldade que temos deve-se à inexistência de dados sobre o comportamento do vírus nos países tropicais. Estamos iniciando a geração desses dados porque estamos entre os primeiros países afetados. Olhamos com atenção as informações da epidemia nos países temperados, mas é preciso observar os dados da nossa realidade.”

Igreja
A Diocese de São João del-Rei, nas Vertentes, anunciou nesta terça-feira, dia 17, medidas de prevenção para combater o avanço do coronavírus. Em um decreto assinado pelo bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e pelo vigário geral, padre Geraldo Magela, a igreja suspende várias atividades como os encontros de catequeses; eventos em salões paroquiais e comunitários, procissões e demais eventos que aglomerem pessoas. As determinações são por tempo indeterminado para todas as paróquias abrangidas pela Diocese, como a de Lavras.

Bom Sucesso
O prefeito de Bom Sucesso decretou a suspensão/recesso das aulas em todas as Escolas da rede municipal de ensino, no período de 19 de março de 2020 a 22 de março de 2020, podendo ser prorrogado até o dia 31 de março de 2020. Ficam suspensas ainda, as atividades desenvolvidas com idosos e crianças na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os postos de Saúde funcionarão normalmente, e a Prefeitura orienta aos usuários a não procurar as unidades desnecessariamente.

Estado
O governador Romeu Zema publicou decreto, neste domingo, 15, que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

O Executivo decidiu implementar recesso escolar para amanhã, quarta-feira, 18, em todas as escolas da rede estadual. A medida vale até o dia 22 de março.

O intuito da paralisação de atividades, segundo o Governo do Estado, é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão. A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Saúde. O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia.

A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país, reforça o Governo de Minas.

"Cuidem dos idosos! É hora de filho e filha cuidar de pai, mãe, avó, tia avó. Então, é conversar, dialogar, procurar proteger. O momento agora é de proteção. Quanto menos idosos nós tivermos com #coronavírus, menos pressão nós colocaremos nos leitos de CTI", alertou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, pelo Twitter

Ritmo de contaminação
O The Washington Post, um dos grandes jornais dos Estados Unidos, publicou uma série de gráficos e animações que simulam o ritmo de contaminação pelo coronavírus. A ferramenta considera uma pequena cidade de 200 habitantes, e o contato entre as pessoas é simulado de forma randômica.

Os gráficos apontam a contaminação em quatro cenários: livre circulação de pessoas, quarentena aos contaminados por coronavírus, distanciamento social moderado e distanciamento social extenso. A partir das simulações é possível notar que o isolamento é capaz de “achatar” a curva de contaminação.

De acordo com a Revista Crescer, do Grupo Globo, a chamada curva exponencial assusta especialistas ao redor do mundo, porque tende a sobrecarregar o sistema de saúde, podendo chegar à não disponibilidade de leitos para todos os casos graves. É para conter e “achatar” essa curva que vários países – inclusive o Brasil – têm trabalhado para incentivar o isolamento de pessoas infectadas, bem como restringir a circulação da população em geral.

Veja no vídeo abaixo:

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora ele acaba com Lavras de vez. Parabéns para quem votou nesse cara.

Ailton disse...

Lavras: cidade atrasada!

Claret disse...

Parabéns pela matéria! Muito completa e ilustrativa.