sexta-feira, 27 de março de 2020

MAIOR FESTA RELIGIOSA E TURÍSTICA DE SÃO JOÃO DEL-REI É CANCELADA EM VIRTUDADE DA PANDEMIA DE COVID-19

O Descendimento da Cruz, a maior festa religiosa e turística da cidade, foi cancelado

Escolas e universidades públicas e privadas fechadas, restrições ao funcionamento do comércio e da área de serviços, desativação do trem turístico ‘Maria Fumaça’, sem previsão de retorno, e o cancelamento de todas as cerimônias da Semana Santa. Essas são algumas das principais ações para evitar a disseminação do novo coronavírus em São João del-Rei, nas Vertentes.

O prefeito Nivaldo Andrade assinou o decreto municipal 8.601, de 19 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (Covid-19). Determinou o recesso das escolas municipais até 31 de março que pode ser prorrogado conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação.

A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, responsável pela realização da Festa dos Passos e da Semana Santa, cancelou a Procissão do Encontro, neste domingo, dia 22, e as solenidades da Semana Santa. As maiores atrações, como a Procissão de Domingo de Ramos, em 5 de abril, o Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro, marcados para a Sexta-Feira da Paixão, 10 de abril, também foram canceladas.

A não realização das principais solenidades da Semana Santa já provocou impacto na indústria do turismo, uma das principais fontes de renda da cidade. De 80 a 90% das reservas em hotéis e pousadas já foram canceladas. Em algumas pousadas do centro histórico, o cancelamento foi de 100%. Paralisado desde o dia 15 de março, o trenzinho Maria Fumaça é o principal termômetro do fluxo de turistas. Somente em julho de 2019, 18.279 pessoas fizeram o passeio até a vizinha cidade de Tiradentes.

A Câmara dos Vereadores suspendeu o expediente até 31 de março, inclusive a audiência pública do dia 26 de março, no plenário do legislativo, para discutir as despesas de 2021, como parte Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município.

Nenhum comentário: