Pular para o conteúdo principal

COSTUREIRAS FABRICAM MAIS DE 2 MILHÕES DE MÁSCARAS

Com as máquinas e a produção paralisadas devido à quarentena, elas resolveram produzir o material para doar à Santa Casa de Monte Belo

Em meio à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus e os impactos no mundo, eis que surgem exemplos de solidariedade. Desta vez, a lição veio do interior de Minas Gerais. Costureiras da pequena cidade de Monte Belo, no Sul do estado, fabricaram mais de duas mil máscaras descartáveis para a Santa Casa de Misericórdia, único hospital do município.

A decisão de ajudar veio depois que uma das costureiras moradoras de Monte Belo, Dona Nilce Pereira Shinoda, apreensiva com as notícias da pandemia, se dispôs a ajudar a Santa Casa, que enfrentava dificuldades para comprar máscaras cirúrgicas de fornecedores. “Se não servirmos enquanto estão precisando da gente, não serviremos para hora nenhuma,” acredita a costureira.

As máscaras foram confeccionadas com TNT, em galpões e ateliês que em épocas normais fabricam lingeries e uniformes, mas que estavam parados devido à quarentena. Depois de prontos, o material foi levado para o hospital, onde passou por esterilização em autoclave.

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Monte Belo explicou que essas máscaras serão uma ajuda para proteger e atender à demanda de pacientes que passam pela recepção do hospital. As máscaras de TNT estão sendo entregues apenas para pacientes que aguardam por atendimento no pronto-socorro. Já os pacientes que chegam com sintomas da Covid-19 recebem a máscara cirúrgica, que é mais segura, e atende o protocolo do Ministério da Saúde.

Corrente do bem
A corrente de solidariedade contou com a participação de sete costureiras, todas microempreendedoras e pequenas empresárias, que fazem parte da Associação Montebelense de Moda Íntima (AMMI ). Elas decidiram atender ao chamado de Dona Nilce. “Eu sabia que sozinha não iria conseguir, então, resolvi convidar outras costureiras da cidade”, relembra a costureira.

Elaine Cristina foi uma delas. Com a ajuda de funcionárias, que revezavam duas por vez, para evitarem aglomeração, conseguiram confeccionar quinhentas máscaras. “Fui uma das primeiras a aceitar o convite. Acho que sempre que a gente puder ajudar, temos que estar dispostos. E se fosse alguém da minha família que estivesse precisando da máscara?”, questiona Elaine, proprietária da ‘Crislu Moda Íntima’.

Outra pequena empresa local a contribuir com a boa ação é a ‘Maçã Verde Moda Íntima’. Localizada na zona rural de Monte Belo, a loja fabrica, em média, três mil conjuntos de lingerie por mês. A dona da confecção, Lucilene dos Reis Leonardo Paiva, contou que com as funcionárias em casa, por causa da quarentena, resolveu pedir a ajuda às duas filhas, a irmã e ainda a uma amiga para cumprirem a missão de fabricar 1.500 máscaras para o hospital. E elas conseguiram. “Antes nós podermos ajudar, do que necessitar. No que eu puder, quero ajudar sim,” afirma Lucilene.

Polo de lingeries
Hoje, Monte Belo é considerada polo de fabricação de lingeries em Minas Gerais. São cerca de 130 empresas, entre confecções e lojas, que geram mais de dois mil postos de empregos na cidade e na zona rural. A maioria dessas confecções é liderada por mulheres, que antes só tinham a opção de trabalhar nas lavouras do município.

O desenvolvimento da nova vocação ocorreu com a ajuda do Sebrae Minas, que ofereceu capacitações e treinamentos para as empreendedoras. “Ensinamos a importância da ‘cultura da cooperação’ para que todas crescessem juntas e de forma organizada. Agora o aprendizado voltou-se para a solidariedade, por uma causa maior,” comenta a analista do Sebrae Minas Adaíby Gonçalves. 

Com a matéria-prima que sobrou da fabricação das máscaras, parte das costureiras que moram na zona rural, entre Monte Belo e Cabo Verde, estão produzindo outras para entregar no Hospital de Cabo Verde, cidade vizinha. Enquanto isso, mais confecções trabalham para fabricar máscaras para cuidadores de idosos de Monte Belo.

com assessoria do Sebrae Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho