quinta-feira, 30 de abril de 2020

ISOLAMENTO SOCIAL: SECRETÁRIO ADJUNTO DE SAÚDE MARCELO CABRAL COMENTA SOBRE PESQUISA DA IPSOS

Em coletiva ontem, secretário adjunto falou também sobre o Programa "Minas Consciente" para retomada responsável da economia
Secretário adjunto Marcelo Cabral respondeu perguntas sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no estado

Se reuniram para a coletiva virtual nesta quarta, 29 de abril, na Cidade Administrativa, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário-geral, Mateus Simões; o secretário de Governo, Igor Eto; e o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, falam sobre os desdobramentos da Covid-19 em Minas Gerais. Na ocasião o governador Romeu Zema anunciou um pacote de obras e ações que totaliza R$ 645 milhões para auxiliar o Estado e municípios no combate à Covid-19. O pacote inclui mais de 50 obras em todas as regiões do estado, para melhoria de estrutura e atendimento na área da Saúde, além de recursos para o Hospital de Campanha, aquisição de testes, kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pagamento do Bolsa Merenda. Zema também comunicou a retomada das obras de quatro hospitais regionais em Minas.

Em seguida, o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, respondeu perguntas sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no estado. A primeira pergunta a ser respondida pelo secretário-adjunto foi feita pelo jornalista Sebastião Filho, editor do Blog O Corvo-Veloz sobre a pesquisa da Ipsos. A pesquisa foi replicada pelo blog no último dia 24 de abril e nesta quarta-feira.

De acordo com o levantamento, 54% dos brasileiros as restrições de viagens e determinações de isolamento social não serão suficientes para impedir que o coronavírus (Covid-19) se propague, segundo a oitava onda da pesquisa realizada pela Ipsos de 9 a 12 de abril. 

Em resposta, o secretário de Estado Adjunto de Saúde Marcelo Cabral, disse que é importante que a população mantenha os cuidados para que as medidas adotadas pelo Estado possam continuar tendo bons resultados na prevenção da pandemia. Marcelo Cabral reforçou ainda a importância do isolamento social e o distanciamento social.

Cabral também destacou a importância do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O "Minas Consciente" foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus. Neste sentido, o programa agrega dados econômicos, mas principalmente dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.



Coletivas
Em coletivas anteriores, o jornalista Sebastião Filho já teve também perguntas respondidas pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) Gustavo Barbosa e de Saúde (SES) Carlos Eduardo Amaral. 

Nenhum comentário: