Pular para o conteúdo principal

POR SUGESTÃO DE LAFAYETTE, PRAZOS DE ENTREGA DE DOCUMENTOS DOS PEQUENOS E MICROEMPRESÁRIOS SÃO PRORROGADOS


Em sessão remota realizada essa semana na Câmara dos Deputados, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) conseguiu aprovar emenda de sua autoria ao Projeto de Lei 985/2020, que estende o prazo de entrega das declarações e documentos fiscais relativos a tributos federais de microempresário, empresário individual e pequeno empresário por causa da pandemia de Covid-19. 

O relator da matéria, deputado Luis Miranda (DEM-SP), definiu que o prazo será de dois meses para que essa modificação se ajuste ao setor.

“Já que estamos preocupados com a pessoa física neste momento tão difícil para o povo Brasileiro, precisamos nos preocupar também com o pequeno empresário”, disse Lafayette.

Essa matéria traz medidas excepcionais a serem adotadas durante a pandemia do COVID-19, relativas ao prazo de apresentação das obrigações acessórias contábeis e fiscais. Isso vai ajudar empresas em relação aos procedimentos relativos à cobrança de multas e juros por atraso de pagamento das obrigações fiscais e financeiras.

O deputado observa que a quarentena implica em diminuição da atividade comercial o que, apesar de necessário para conter o avanço do Coronavírus, vai acarretar grandes prejuízos aos setores geradores de emprego. Portanto, defende que todo o esforço feito é válido e beneficia todo o país.

Ajuda a municípios
Também foram aprovados pela Câmara na sessão remota projetos que ajudam os municípios nesse momento de calamidade pública. Lafayette defendeu a aprovação deles e votou favorável em todos. Um deles é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/19 que autoriza estados e municípios a usar saldos de repasses do Ministério da Saúde de anos anteriores em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente.

O dinheiro liberado só poderá ser usado em ações e serviços públicos de saúde previstos em lei, como vigilância epidemiológica, capacitação de pessoal, distribuição de insumos e medicamentos, e investimento na rede física. Estados e municípios também deverão seguir normas estabelecidas pela direção do Sistema Único de Saúde (SUS); incluir os recursos na programação anual de saúde e na lei orçamentária, além de informar o respectivo Conselho de Saúde.

Outro projeto aprovado em benefício dos municípios foi o PL 1161/2020, que garante o piso de transferência de recursos dos Fundos de Participação dos Estados, do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM) devido aos efeitos financeiros provocados pela pandemia do Coronavírus.

“São duas medidas que vão ajudar muito Minas Gerais e seus municípios. A maioria está com dificuldades financeiras e problemas para investir em saúde e para garantir os salários de servidores. É fundamental que ajudemos os prefeitos nesse momento, pois tudo será revertido para a população”, avalia Lafayette.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...