quarta-feira, 13 de maio de 2020

ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA

Pesquisa sobre acesso à internet realizada pela SME atingiu 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino e apontou que 3,8% dos respondentes não possuem acesso à rede internet
Atividades tiveram início por meio de Salas de Aula do Google, grupos de Whatsapp, entre outros, com suporte do material didático

Teve início nesta segunda-feira, 11 de maio de 2020, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. O sistema de ensino remoto nas unidades de Ensino Fundamental e Médio foi regulamentado por meio da Portaria no 006/2020, que dispõe sobre a reorganização do calendário escolar 2020, em razão da suspensão das aulas presenciais em decorrência das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município do último domingo, dia 10 – Edição Extra. Serão utilizados diferentes recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação em plataformas digitais próprias ou gratuitas, acrescidas de atividades elaboradas, monitoradas e registradas pelo professor, de modo a atender a todos os alunos da Rede Municipal, nas 25 escolas. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março.

Cabe a cada gestor escolher os recursos mais adequados, juntamente com sua equipe pedagógica, a partir das necessidades e condições de acesso dos estudantes, respeitadas as orientações das autoridades da área de saúde. 

Para alunos cujos pais/responsáveis declararam não possuir condições de acessar as atividades não presenciais pelas plataformas digitais será disponibilizado material impresso. 

A pesquisa sobre acesso à internet realizada de 30 de abril a 10 de maio, pela Secretaria Municipal de Educação, atingiu 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino e apontou que 3,8% dos respondentes não possuem acesso à rede internet.

As atividades não presenciais da rede municipal já estão sendo implantadas, independente da data de disponibilização das teleaulas e material em PDF pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Cada escola utiliza os recursos mais adequados à realidade local, como grupos no WhatsApp, Google Classroom, Sistema Sonner, entre outros, aliados ao material didático já utilizado pelos estudantes desde o início do ano letivo.

A carga horária letiva da reposição por meio de atividades não presenciais deverá ser igual à carga horária diária total do aluno, conforme estabelecido no Calendário Escolar, sendo quatro horas diárias para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cinco aulas de 50 minutos para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Noturno e seis aulas de 50 minutos para o Ensino Médio Diurno.

Pesquisa sobre acesso à internet realizada pela SME atingiu 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino e apontou que 3,8% dos respondentes não possuem acesso à rede internet

A implantação do ensino remoto na rede municipal leva em consideração a legislação educacional e as resoluções dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, bem como a Resolução Conjunta nº 001/2020 – CME/SME, que define diretrizes para a reorganização do Calendário Escolar 2020 do Sistema Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: