sexta-feira, 29 de maio de 2020

SAÚDE E SERVIÇOS PÚBLICOS RETIRAM 15 TONELADAS DE LIXO EM MUTIRÃO NA ZONA SUL

Ação em uma residência, no Jardim Kennedy

Diariamente, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, percorrem as ruas de Poços de Caldas, no Sul de Minas, indo de casa em casa para orientar a população na prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. 

E é por meio deste trabalho, que estes profissionais também verificam a necessidade da realização de ações pontuais, como os mutirões de limpeza. Na manhã desta quarta, 27, as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos se uniram novamente, desta vez para uma ação em uma residência, no Jardim Kennedy.

Situação da área, antes da limpeza
A quantidade de lixo era tanta que até uma retroescavadeira foi necessária para auxiliar na limpeza. 

“Nós, em parceria com a Regional Sul, retiramos sete caminhões de lixo e entulho, totalizando 15 toneladas. O lixo acumulado pelo quintal já atingia um metro de altura. Trata-se de uma situação que envolve um acumulador compulsivo, mas conversamos com ele e ele colaborou com o nosso trabalho nesta ação, inclusive se comprometendo a manter tudo limpo. Fizemos as orientações e informamos a família que no caso de uma reincidência, esta é passível de multa”, explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Combate à Dengue.

O trabalho de visitas domiciliares continua sendo realizado pelos agentes de endemias, observando cuidados importantes. Neste período de pandemia, os agentes não entram nas residências, vistoriando prioritariamente áreas externas, quintais e mantendo o distanciamento de segurança de outras pessoas. Todos os profissionais receberam álcool gel 70% para higienização das mãos.

Além disso, residências com moradores na faixa etária a partir dos 60 anos, estão temporariamente com as visitas suspensas, como forma de resguardar esta população que é mais vulnerável ao Covid-19. Atividades de bloqueio de transmissão, além de monitoramento de pontos estratégicos e atendimento de denúncias continuam sendo feitas pela Vigilância Ambiental. 

Qualquer situação de acúmulo de água deve ser verificada. Caixas d´água tampadas, calhas limpas e sem acúmulo de água, materiais que possam juntar água no quintal devem ser cobertos com lonas, garrafas viradas com a boca para baixo e piscinas limpas e cobertas, quando não utilizadas. Areia nos vasinhos de plantas e até a vasilha de água do cão ou do gato devem ser constantemente verificados.

Canais contra o Aedes
Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá.

As solicitações podem ser realizadas ainda pelo aplicativo e-Ouve, disponível para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link pode ser acessado também na página inicial da prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br). 

Nenhum comentário: