sexta-feira, 5 de junho de 2020

GRU AIPORT CONTABILIZA O PLANTIO DE MAIS DE 70 MIL ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA

Trabalho é realizado pela empresa desde o início da concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 2012, e já cobriu o equivalente a 40 campos de futebol
 Compensão ambiental no sítio aeroportuário




 Serra Ambiental em Joanópolis

 Plantio na Serra Ambiental em Piracaia

Viveiro de mudas

Além de ter se tornado a principal ligação da América Sul com o mundo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que completou 35 anos de inauguração esse ano, também tem contribuído para a recuperação da Mata Atlântica. 

Desde que foi privatizado, em 2012, a GRU Airport, concessionária responsável por administrar o aeroporto, plantou mais de 70 mil árvores nativas da Mata Atlântica, como ipês, jacarandás, embaúbas, ingazeiros e jatobás, nos municípios de Guarulhos, Joanópolis e Piracaia, na bacia hidrográfica do Rio Tietê. 

O trabalho foi desenvolvido como forma de compensar o impacto causado pela supressão de árvores para ampliação do aeroporto. Joanópolis e Piracaia foram sugeridos pelo Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre outros municípios são indicados para receber o plantio compensatório por empresas públicas e privadas que realizam grandes obras de infraestrutura. Algumas áreas próximas do aeroporto também estão recebendo árvores novas.

Entre as obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Paulo realizadas pela concessionária estão o Terminal 3 e, mais recentemente, o pátio de manobras de aeronaves número 7, localizado entre os terminais 2 e 3. Segundo a coordenação de Meio Ambiente da GRU Airport, cada hectare recebe cerca de 1.670 mudas e cada ciclo de plantio exige um tempo de manutenção que varia de um a três anos. 

“O período de monitoramento ou manutenção das mudas é muito importante para que elas consigam se estabelecer na natureza. Em face disso são realizadas adubações, controle de formigas, remoção de gramíneas invasoras e demais tratos culturais que se fizerem necessários, explica o Engenheiro Florestal e coordenador de Meio Ambiente Rafael Botelho Leite.

As mais de 70 mil árvores plantadas pela GRU Airport em Guarulhos, Joanópolis e Piracaia representam a cobertura de 40 hectares ou mais de 40 campos de futebol. Do total de mudas, 20 mil ainda estão em fase de manutenção (crescimento) e 50 mil já entraram em fase de floresta.

Atualmente, o plantio compensatório realizado pela GRU Airport é conduzido por três colabores diretos da concessionária e duas assessorias contratadas, que têm colaboradores próprios e um viveiro com capacidade de produção anual para 300 mil mudas nativas. 

Nenhum comentário: