Pular para o conteúdo principal

GRU AIPORT CONTABILIZA O PLANTIO DE MAIS DE 70 MIL ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA

Trabalho é realizado pela empresa desde o início da concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 2012, e já cobriu o equivalente a 40 campos de futebol
 Compensão ambiental no sítio aeroportuário




 Serra Ambiental em Joanópolis

 Plantio na Serra Ambiental em Piracaia

Viveiro de mudas

Além de ter se tornado a principal ligação da América Sul com o mundo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que completou 35 anos de inauguração esse ano, também tem contribuído para a recuperação da Mata Atlântica. 

Desde que foi privatizado, em 2012, a GRU Airport, concessionária responsável por administrar o aeroporto, plantou mais de 70 mil árvores nativas da Mata Atlântica, como ipês, jacarandás, embaúbas, ingazeiros e jatobás, nos municípios de Guarulhos, Joanópolis e Piracaia, na bacia hidrográfica do Rio Tietê. 

O trabalho foi desenvolvido como forma de compensar o impacto causado pela supressão de árvores para ampliação do aeroporto. Joanópolis e Piracaia foram sugeridos pelo Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre outros municípios são indicados para receber o plantio compensatório por empresas públicas e privadas que realizam grandes obras de infraestrutura. Algumas áreas próximas do aeroporto também estão recebendo árvores novas.

Entre as obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Paulo realizadas pela concessionária estão o Terminal 3 e, mais recentemente, o pátio de manobras de aeronaves número 7, localizado entre os terminais 2 e 3. Segundo a coordenação de Meio Ambiente da GRU Airport, cada hectare recebe cerca de 1.670 mudas e cada ciclo de plantio exige um tempo de manutenção que varia de um a três anos. 

“O período de monitoramento ou manutenção das mudas é muito importante para que elas consigam se estabelecer na natureza. Em face disso são realizadas adubações, controle de formigas, remoção de gramíneas invasoras e demais tratos culturais que se fizerem necessários, explica o Engenheiro Florestal e coordenador de Meio Ambiente Rafael Botelho Leite.

As mais de 70 mil árvores plantadas pela GRU Airport em Guarulhos, Joanópolis e Piracaia representam a cobertura de 40 hectares ou mais de 40 campos de futebol. Do total de mudas, 20 mil ainda estão em fase de manutenção (crescimento) e 50 mil já entraram em fase de floresta.

Atualmente, o plantio compensatório realizado pela GRU Airport é conduzido por três colabores diretos da concessionária e duas assessorias contratadas, que têm colaboradores próprios e um viveiro com capacidade de produção anual para 300 mil mudas nativas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...