terça-feira, 21 de julho de 2020

COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UFLA É RECONHECIDO COMO O MAIS MAIS EFICAZ DO BRASIL

Órgão destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de pesquisa que envolva seres humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Lavras (COEP/UFLA) é considerado o mais eficaz do País pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS). Segundo dados da comissão, dos 869 comitês de ética em pesquisa com seres humanos, o da UFLA é o único a entregar 93% dos projetos enviados para avaliação dentro do prazo de 40 dias.

A informação foi divulgada durante reunião remota realizada entre avaliadoras da Conep e representantes do comitê da UFLA, no último dia 17. Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados ao funcionamento do comitê e realizada uma capacitação com todos os membros do comitê (11 professores voluntários, 1 técnica administrativa e 2 usuários de representantes).

De acordo com a presidente do comitê, professora Giancarla Aparecida Botelho Santos, a observação dos prazos é um preocupação constante entre a equipe, inclusive para permitir o bom andamento das pesquisas. “Os pesquisadores precisam do parecer consubstanciado aprovado para darem início às suas pesquisas, e muitas delas possuem prazo limitado para execução”, explica.

Sobre o comitê
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos é um órgão colegiado interdisciplinar e independente de caráter público, consultivo, deliberativo e educativo. Criado em 2011, o comitê está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e tem por missão defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. 

O Comitê destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de pesquisa que envolva seres humanos, sob a responsabilidade da instituição, segundo as normativas envolvendo esse tipo de pesquisa.

com assessoria da UFLA

APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
Clique aqui e dê sua contribuição

Nenhum comentário: