quarta-feira, 12 de agosto de 2020

EXTREMA: ESTRADA DO “CONSERVADOR DAS ÁGUAS” RECEBE ASFALTAMENTO


A Estrada Municipal das Posses, principal via de acesso à sede do Projeto Conservador das Águas  em Extrema, no Sul de Minas, começou a receber pavimento asfáltico. O objetivo da atual Gestão é realizar melhorias na infraestrutura do trecho, uma vez que essa via é utilizada como Rota Turística, ligando o município de Extrema ao município de Joanópolis, no interior de São Paulo, passando pela Estrada do Salto até a Estrada Municipal das Posses. Ao todo serão asfaltados 28.650 m².

A sede do Conservador das Águas, desde que foi inaugurada tem recebido diversos estudantes de todos os locais do Brasil e também intercâmbios internacionais, nesse sentido, as obras servem ainda como fomento ao local do projeto ambiental mais premiado do Brasil, além de beneficiar centenas de moradores que residem no entorno da estrada, melhorando inclusive a qualidade de vida e transformando a paisagem urbanística do local.

O projeto
O Conservador das Águas foi concebido em 2005 através da Lei municipal nº 2.100 com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais. Ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento é que o mecanismo de comando e controle não pode ser o único instrumento de gestão ambiental das propriedades rurais. Sozinho, ele não garante o aumento da cobertura florestal ou a preservação dos mananciais.

A ação possui o apoio do Governo do Estado de São Paulo e de instituições sem fins lucrativos, como a “Nature Conservancy”, para preservar e recuperar áreas que conservam importantes mananciais de abastecimento do Sistema Cantareira que é o responsável pelo fornecimento de água para metade da população da cidade de São Paulo.

O projeto, pioneiro no Brasil e que faz parte do Programa “Produtor de Água” da Agência Nacional de Águas (ANA), se baseia no princípio do “Pagamento por Serviços Ambientais” (PSA) e, nesse caso, o proprietário de terras em que se localizam mananciais de abastecimento recebe um pagamento pela preservação do local, passando a ser um “produtor de água”.

Nenhum comentário: