Pular para o conteúdo principal

FIEMG ENTREGA VENTILADORES DO PROJETO INSPIRAR AO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Serão 1.600 equipamentos distribuídos a hospitais e municípios, de acordo com critérios técnicos definidos pela SES

Com a homologação dos ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, por meio do projeto Inspirar, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) entregou 1.600 equipamentos ao governo de Minas, na última sexta-feira, 14. Os equipamentos, doados pela FIEMG, serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

“Com muito orgulho, a indústria mineira colabora com Minas Gerais. Com as doações que foram feitas atuamos em várias frentes: consertamos respiradores que estavam parados e investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que hoje entrega esse grande número de ventiladores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. O líder industrial lembrou ainda que o SENAI deu apoio técnico ao projeto Inspirar durante o desenvolvimento dos ventiladores. 

O suporte da indústria mineira nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 também foi destacado pelo governador Romeu Zema. “Sou muito grato à FIEMG e parabenizo a Tacom, que faz com que Minas esteja produzindo respiradores que salvarão vidas em outros estados e que desenvolveu esse produto em tempo recorde. Fico muito satisfeito de ver essa iniciativa que vai salvar vidas e criar oportunidades de emprego em um momento em que a atividade econômica tem sofrido tanto”, reforçou o governador mineiro. 

O equipamento foi idealizado e é produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto. 

A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, no último dia 3, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. 

Cláudia Tonussi, diretora Administrativa da Tacom, contou que a equipe trabalhou intensamente com o objetivo de ajudar a salvar vidas. “Estamos muito honrados e orgulhosos de cumprir essa missão desafiadora e poder levar nossos equipamentos até leitos de hospitais de Minas e outros estados que precisam desse suporte. Estamos convictos que vamos conseguir salvar muitas vidas”. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, os ventiladores mecânicos serão de grande importância para a rede de saúde, mesmo depois da pandemia. “Essa doação vai nos ajudar muito à reestruturar a rede, pois vai chegar na ponta, onde está o cidadão. Isso será importante nesse momento, mas também poderemos contar com eles para a manutenção do nosso sistema. Será um legado para a Saúde de Minas”, reforçou o secretário. 

Ventilador pulmonar mecânico 
O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. 

Alguns pacientes com doenças neuromusculares, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - que inclui nesta categoria a enfisema, a bronquite e a asma - ou pessoas saudáveis que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória, podem usar o VI-C19 em caso de necessidade e ajuda mecânica. 

“O respirador não é um remédio, é um suporte para que a pessoa possa sobreviver enquanto está sendo medicada e tratada. Então os módulos que usamos no VI-C19 podem ser usados em qualquer doença, pois ele tem os recursos para variar a intensidade da ventilação, a sensibilidade do equipamento, adaptabilidade e o nosso ventilador é extremamente sofisticado nesse sentido’, reforçou Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom. 

Para mais informações sobre como adquirir o VI-C19, acesse o endereço http://www.projetoinspirar.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...