Pular para o conteúdo principal

FIEMG ENTREGA VENTILADORES DO PROJETO INSPIRAR AO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Serão 1.600 equipamentos distribuídos a hospitais e municípios, de acordo com critérios técnicos definidos pela SES

Com a homologação dos ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, por meio do projeto Inspirar, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) entregou 1.600 equipamentos ao governo de Minas, na última sexta-feira, 14. Os equipamentos, doados pela FIEMG, serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

“Com muito orgulho, a indústria mineira colabora com Minas Gerais. Com as doações que foram feitas atuamos em várias frentes: consertamos respiradores que estavam parados e investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que hoje entrega esse grande número de ventiladores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. O líder industrial lembrou ainda que o SENAI deu apoio técnico ao projeto Inspirar durante o desenvolvimento dos ventiladores. 

O suporte da indústria mineira nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 também foi destacado pelo governador Romeu Zema. “Sou muito grato à FIEMG e parabenizo a Tacom, que faz com que Minas esteja produzindo respiradores que salvarão vidas em outros estados e que desenvolveu esse produto em tempo recorde. Fico muito satisfeito de ver essa iniciativa que vai salvar vidas e criar oportunidades de emprego em um momento em que a atividade econômica tem sofrido tanto”, reforçou o governador mineiro. 

O equipamento foi idealizado e é produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto. 

A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, no último dia 3, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. 

Cláudia Tonussi, diretora Administrativa da Tacom, contou que a equipe trabalhou intensamente com o objetivo de ajudar a salvar vidas. “Estamos muito honrados e orgulhosos de cumprir essa missão desafiadora e poder levar nossos equipamentos até leitos de hospitais de Minas e outros estados que precisam desse suporte. Estamos convictos que vamos conseguir salvar muitas vidas”. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, os ventiladores mecânicos serão de grande importância para a rede de saúde, mesmo depois da pandemia. “Essa doação vai nos ajudar muito à reestruturar a rede, pois vai chegar na ponta, onde está o cidadão. Isso será importante nesse momento, mas também poderemos contar com eles para a manutenção do nosso sistema. Será um legado para a Saúde de Minas”, reforçou o secretário. 

Ventilador pulmonar mecânico 
O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. 

Alguns pacientes com doenças neuromusculares, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - que inclui nesta categoria a enfisema, a bronquite e a asma - ou pessoas saudáveis que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória, podem usar o VI-C19 em caso de necessidade e ajuda mecânica. 

“O respirador não é um remédio, é um suporte para que a pessoa possa sobreviver enquanto está sendo medicada e tratada. Então os módulos que usamos no VI-C19 podem ser usados em qualquer doença, pois ele tem os recursos para variar a intensidade da ventilação, a sensibilidade do equipamento, adaptabilidade e o nosso ventilador é extremamente sofisticado nesse sentido’, reforçou Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom. 

Para mais informações sobre como adquirir o VI-C19, acesse o endereço http://www.projetoinspirar.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...