Pular para o conteúdo principal

FIEMG ENTREGA VENTILADORES DO PROJETO INSPIRAR AO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Serão 1.600 equipamentos distribuídos a hospitais e municípios, de acordo com critérios técnicos definidos pela SES

Com a homologação dos ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, por meio do projeto Inspirar, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) entregou 1.600 equipamentos ao governo de Minas, na última sexta-feira, 14. Os equipamentos, doados pela FIEMG, serão distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras.

“Com muito orgulho, a indústria mineira colabora com Minas Gerais. Com as doações que foram feitas atuamos em várias frentes: consertamos respiradores que estavam parados e investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que hoje entrega esse grande número de ventiladores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. O líder industrial lembrou ainda que o SENAI deu apoio técnico ao projeto Inspirar durante o desenvolvimento dos ventiladores. 

O suporte da indústria mineira nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 também foi destacado pelo governador Romeu Zema. “Sou muito grato à FIEMG e parabenizo a Tacom, que faz com que Minas esteja produzindo respiradores que salvarão vidas em outros estados e que desenvolveu esse produto em tempo recorde. Fico muito satisfeito de ver essa iniciativa que vai salvar vidas e criar oportunidades de emprego em um momento em que a atividade econômica tem sofrido tanto”, reforçou o governador mineiro. 

O equipamento foi idealizado e é produzido pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto. 

A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, no último dia 3, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. 

Cláudia Tonussi, diretora Administrativa da Tacom, contou que a equipe trabalhou intensamente com o objetivo de ajudar a salvar vidas. “Estamos muito honrados e orgulhosos de cumprir essa missão desafiadora e poder levar nossos equipamentos até leitos de hospitais de Minas e outros estados que precisam desse suporte. Estamos convictos que vamos conseguir salvar muitas vidas”. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, os ventiladores mecânicos serão de grande importância para a rede de saúde, mesmo depois da pandemia. “Essa doação vai nos ajudar muito à reestruturar a rede, pois vai chegar na ponta, onde está o cidadão. Isso será importante nesse momento, mas também poderemos contar com eles para a manutenção do nosso sistema. Será um legado para a Saúde de Minas”, reforçou o secretário. 

Ventilador pulmonar mecânico 
O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. 

Alguns pacientes com doenças neuromusculares, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - que inclui nesta categoria a enfisema, a bronquite e a asma - ou pessoas saudáveis que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória, podem usar o VI-C19 em caso de necessidade e ajuda mecânica. 

“O respirador não é um remédio, é um suporte para que a pessoa possa sobreviver enquanto está sendo medicada e tratada. Então os módulos que usamos no VI-C19 podem ser usados em qualquer doença, pois ele tem os recursos para variar a intensidade da ventilação, a sensibilidade do equipamento, adaptabilidade e o nosso ventilador é extremamente sofisticado nesse sentido’, reforçou Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom. 

Para mais informações sobre como adquirir o VI-C19, acesse o endereço http://www.projetoinspirar.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...