Pular para o conteúdo principal

JORNAL MINEIRO DESTACA TRABALHO DE ORIENTAÇÃO DO TCEMG PARA CIDADES ESCAPAREM DE EXTINÇÃO


Minas Gerais é o Estado com o maior número de municípios no Brasil. Ao todo são 853 cidades distribuídas nas ondulações mineiras. Porém, corre no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 188/2019 com o objetivo de fundir as cidades com menos de 5 mil habitantes de baixa arrecadação. O projeto faria com que Minas incorporasse 219 municípios a outros maiores, a partir de janeiro de 2025.

Segundo matéria, assinada pelo jornalista Marcelo da Fonseca, publicada no jornal O Tempo desta segunda-feira, 21 de setembro, “a proposta de fundir as pequenas cidades enfrenta resistência de parlamentares e prefeitos e pouco avançou desde que foi apresentada, em novembro de 2019, mas já é tema de campanha, com candidatos preocupados em apresentar planos para melhorar a arrecadação das prefeituras”.

Para garantir a permanência da cidade no mapa, os gestores tem até junho de 2023 para comprovar a própria sustentabilidade financeira de ao menos 10% da arrecadação da receita. A publicação traz um levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e afirma que há em Minas 231 municípios com população de até 5 mil habitantes, sendo que a média de arrecadação própria desses locais, via IPTU, ITBI, ISS e ITR, ficou em 4,87% da receita. Assim, somente 12 escapariam da extinção.

Desde que o Pacto Federativo ao Parlamento foi assinado pelo senador Márcio Bittar, algumas cidades pediram auxílio ao TCE para aumentar a arrecadação local e escaparem das fusões. Para diretor geral do Tribunal de Contas mineiro, Marconi Braga, “o desafio dos municípios menores é muito grande. Eles têm receita própria pequena, que se baseiam no IPTU e ISS. Precisam buscar formas de aumentar suas arrecadações sem aumentar os tributos aos cidadãos, principalmente em meio à crise”.

Em entrevista ao periódico, Marconi contou que Ibituruna, cidade mineira da região Sul, com estimativa de 2.865 moradores, segundo dados de 2010, mais que dobrou a arrecadação com algumas medidas de gestão e controle das receitas.

A versão on-line da matéria pode ser acessada aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA ESTADUAL FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE SABÃO EM PÓ

Em mais uma ação integrada de combate à clandestinidade e à sonegação fiscal, a Receita Estadual, por intermédio da Delegacia Fiscal de Divinópolis, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fecharam uma fábrica de sabão em pó falsificado, localizada na zona rural de Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação, batizada de Sabão Odores, resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de cerca de 27 toneladas de sabão em pó falsificado, embalado com se fossem de uma marca conhecida do mercado. Na ação realizada na terça-feira (5/8), também foram encontrados 15 trabalhadores e o espaço foi interditado para a perícia técnica. Esta foi a 12ª fábrica clandestina do tipo identificada em 2025 na região. Desde 2024, a Receita Estadual tem intensificado sua presença em operações conjuntas, como ocorreu em junho deste ano, quando foram apreendidas, em Bom Despacho, 18 toneladas de sabão adulterado, 20 toneladas a granel e 14,4 mil caixas prontas para distribuição. Operaçã...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.