quinta-feira, 24 de setembro de 2020

MINISTÉRIO DA ECONOMIA HABILITA CEFET-MG PARA JOVENS APRENDIZES

Estudante da instituição que concluiu a fase escolar ou que estuda no período noturno pode ser contratado como Aprendiz


O CEFET-MG recebeu, do Ministério da Economia, o certificado que o qualifica para programas de aprendizados, ou seja, os estudantes da Instituição que concluíram a fase escolar ou que estudam no período noturno podem ser contratados como aprendizes, ou “Jovens Aprendizes”, como popularmente é conhecido.

As empresas que possuem sete ou mais empregados, em funções que demandam formação profissional, devem, pela lei, cumprir uma cota de aprendizes em seus quadros, que varia de 5% a 10%, sob pena de multa. Agora, essa cota obrigatória poderá ser cumprida pelas empresas contratando alunos dos cursos técnicos do CEFET-MG. 

“Para os alunos, o programa é mais atrativo que o estágio, pois garante salário mínimo hora, além de que, caso o aluno ainda esteja em fase escolar (cursando disciplinas, válido só para os do noturno), a empresa deve remunerar o período de estudos específicos. Para nós do CEFET, isso vai representar um significativo aumento de oportunidades aos nossos alunos no mundo do trabalho”, ressalta Pedro Henrique Dias, coordenador de Desenvolvimento de Carreiras, vinculado à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.

Segundo o coordenador, essa certificação vai permitir ampliar os parceiros estratégicos. “No momento, estamos trabalhando com a Superintendência do Trabalho de Minas Gerais para identificar empresas, com atuação na área dos nossos cursos, que estão pendentes de cumprimento de cota para encaminhamento de alunos nossos interessados. Com isso, elas regularizaram a situação trabalhista e nós beneficiamos nossos estudantes com oportunidades em suas áreas de formação”, afirma Pedro.

A ideia é garantir aos estudantes a prática profissional para diplomação com maior facilidade. “É o poder público criando mecanismos para que os entes privados colaborem com o desenvolvimento da nossa juventude. Essa é mais uma opção que o CEFET dá ao aluno, ou seja, não tem caráter obrigatório, mas pode ser uma opção interessante para ele, frente aos seus objetivos profissionais. Essa habilitação é resultado muito positivo e histórico, fruto de Excluído: MG um trabalho árduo, desenvolvido em conjunto por toda equipe da Diretoria de Extensão”, conclui.

com assessoria

Nenhum comentário: