Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA ECONOMIA HABILITA CEFET-MG PARA JOVENS APRENDIZES

Estudante da instituição que concluiu a fase escolar ou que estuda no período noturno pode ser contratado como Aprendiz


O CEFET-MG recebeu, do Ministério da Economia, o certificado que o qualifica para programas de aprendizados, ou seja, os estudantes da Instituição que concluíram a fase escolar ou que estudam no período noturno podem ser contratados como aprendizes, ou “Jovens Aprendizes”, como popularmente é conhecido.

As empresas que possuem sete ou mais empregados, em funções que demandam formação profissional, devem, pela lei, cumprir uma cota de aprendizes em seus quadros, que varia de 5% a 10%, sob pena de multa. Agora, essa cota obrigatória poderá ser cumprida pelas empresas contratando alunos dos cursos técnicos do CEFET-MG. 

“Para os alunos, o programa é mais atrativo que o estágio, pois garante salário mínimo hora, além de que, caso o aluno ainda esteja em fase escolar (cursando disciplinas, válido só para os do noturno), a empresa deve remunerar o período de estudos específicos. Para nós do CEFET, isso vai representar um significativo aumento de oportunidades aos nossos alunos no mundo do trabalho”, ressalta Pedro Henrique Dias, coordenador de Desenvolvimento de Carreiras, vinculado à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.

Segundo o coordenador, essa certificação vai permitir ampliar os parceiros estratégicos. “No momento, estamos trabalhando com a Superintendência do Trabalho de Minas Gerais para identificar empresas, com atuação na área dos nossos cursos, que estão pendentes de cumprimento de cota para encaminhamento de alunos nossos interessados. Com isso, elas regularizaram a situação trabalhista e nós beneficiamos nossos estudantes com oportunidades em suas áreas de formação”, afirma Pedro.

A ideia é garantir aos estudantes a prática profissional para diplomação com maior facilidade. “É o poder público criando mecanismos para que os entes privados colaborem com o desenvolvimento da nossa juventude. Essa é mais uma opção que o CEFET dá ao aluno, ou seja, não tem caráter obrigatório, mas pode ser uma opção interessante para ele, frente aos seus objetivos profissionais. Essa habilitação é resultado muito positivo e histórico, fruto de Excluído: MG um trabalho árduo, desenvolvido em conjunto por toda equipe da Diretoria de Extensão”, conclui.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...