Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS FIRMA PARCERIA COM TRE-MG PARA INCENTIVAR O VOTO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas destacou iniciativa da Assembleia em propor mobilização em defesa da cidadania


Com o objetivo de estimular a população mineira a ir às urnas nas eleições municipais deste ano, levando-se em conta o contexto da pandemia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmaram uma parceria, nesta quinta-feira, 15.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e pelo presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O objetivo é promover uma campanha educativa sobre a importância do voto, destacando-se as inúmeras medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente da ALMG, “o momento em que as eleições vão ocorrer é desafiador” por conta da pandemia. “As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia”, afirmou.

Ele se disse preocupado com os números de abstenção das últimas eleições e citou que, em 2018, 20,3% dos eleitores não votaram – maior percentual dos últimos 22 anos. “O voto é instrumento de promoção da mudança política e, sobretudo, de mudanças sociais. É a expressão máxima da igualdade de direitos”, completou Agostinho Patrus.

Ele também citou a imprensa, ao falar sobre o “papel fundamental que os jornalistas vêm exercendo” no combate à desinformação. “As chamadas fake news, na medida em que disseminam inverdades, representam risco à sociedade e, por isso, combatê-las é uma missão de todos nós”, concluiu o presidente da ALMG.

“Administração notável”
O presidente do TRE-MG falou sobre a importância da parceria e destacou iniciativas adotadas pela Assembleia de Minas no sentido de “garantir a representatividade”. “O deputado Agostinho vem realizando uma administração notável na ALMG, é uma pessoa extremamente sensível a todos os problemas de nosso Estado”, disse.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez questão de lembrar que partiu do Legislativo mineiro a iniciativa de propor a parceria. “O deputado Agostinho nos procurou para fazermos esse importante projeto. Nós do TRE estamos irmanados no mesmo propósito demonstrado pela Assembleia”, afirmou o presidente do tribunal.

A data de assinatura da cooperação é simbólica, uma vez que ocorre exatamente um mês antes do primeiro turno das eleições. Uma das iniciativas para garantir a estrutura necessária no pleito é o projeto “Parceiros da Democracia”, do TRE-MG, do qual a ALMG também faz parte, voltado a garantir medidas preventivas à covid-19.

O TRE garantiu que as normas de distanciamento social e higienização serão adotadas em todas as sessões eleitorais. Haverá marcação especial nas filas para evitar aglomerações e o uso de máscara facial será obrigatório. “Faço um pedido, para que cada um dos 16 milhões de eleitores mineiros vote. A democracia agradece e sua saúde estará protegida”, disse Alexandre Victor de Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...