Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS FIRMA PARCERIA COM TRE-MG PARA INCENTIVAR O VOTO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas destacou iniciativa da Assembleia em propor mobilização em defesa da cidadania


Com o objetivo de estimular a população mineira a ir às urnas nas eleições municipais deste ano, levando-se em conta o contexto da pandemia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmaram uma parceria, nesta quinta-feira, 15.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e pelo presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O objetivo é promover uma campanha educativa sobre a importância do voto, destacando-se as inúmeras medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente da ALMG, “o momento em que as eleições vão ocorrer é desafiador” por conta da pandemia. “As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia”, afirmou.

Ele se disse preocupado com os números de abstenção das últimas eleições e citou que, em 2018, 20,3% dos eleitores não votaram – maior percentual dos últimos 22 anos. “O voto é instrumento de promoção da mudança política e, sobretudo, de mudanças sociais. É a expressão máxima da igualdade de direitos”, completou Agostinho Patrus.

Ele também citou a imprensa, ao falar sobre o “papel fundamental que os jornalistas vêm exercendo” no combate à desinformação. “As chamadas fake news, na medida em que disseminam inverdades, representam risco à sociedade e, por isso, combatê-las é uma missão de todos nós”, concluiu o presidente da ALMG.

“Administração notável”
O presidente do TRE-MG falou sobre a importância da parceria e destacou iniciativas adotadas pela Assembleia de Minas no sentido de “garantir a representatividade”. “O deputado Agostinho vem realizando uma administração notável na ALMG, é uma pessoa extremamente sensível a todos os problemas de nosso Estado”, disse.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez questão de lembrar que partiu do Legislativo mineiro a iniciativa de propor a parceria. “O deputado Agostinho nos procurou para fazermos esse importante projeto. Nós do TRE estamos irmanados no mesmo propósito demonstrado pela Assembleia”, afirmou o presidente do tribunal.

A data de assinatura da cooperação é simbólica, uma vez que ocorre exatamente um mês antes do primeiro turno das eleições. Uma das iniciativas para garantir a estrutura necessária no pleito é o projeto “Parceiros da Democracia”, do TRE-MG, do qual a ALMG também faz parte, voltado a garantir medidas preventivas à covid-19.

O TRE garantiu que as normas de distanciamento social e higienização serão adotadas em todas as sessões eleitorais. Haverá marcação especial nas filas para evitar aglomerações e o uso de máscara facial será obrigatório. “Faço um pedido, para que cada um dos 16 milhões de eleitores mineiros vote. A democracia agradece e sua saúde estará protegida”, disse Alexandre Victor de Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.