quarta-feira, 14 de outubro de 2020

PREFEITURA DE EXTREMA PEDE QUE POPULAÇÃO REFORCE OS CUIDADOS CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE


Com a chegada do período chuvoso, o Ministério da Saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Extrema, no Sul de Minas, também estará mais atenta ao problema, identificando as ações de combate ao Aedes. Para realizar as denuncias de focos, o cidadão deve denunciar para o telefone (35) 3435-2849.

Os meses quentes são mais propícios para a transmissão de dengue, Zika e chikungunya, isso porque as chuvas abundantes, a umidade e o calor típicos da época favorecem, naturalmente, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor dessas doenças. Por isso, é necessário tomar medidas preventivas para diminuir os criadouros do mosquito.

Durante seu ciclo de vida o Aedes aegypti existe a fase aquática que envolve a larva e a pupa, e a fase terrestres, quando o mosquito já é adulto. Na fase aquática, a temperatura mais elevada da água acelera o metabolismo das larvas e pupas e tem como consequência o desenvolvimento mais acelerado. Com as chuvas, existe o acúmulo de água em recipientes disponíveis que poderão receber ovos do mosquito.

Nessa fase, o combate é mais eficaz e simples, interrompendo o clico de vida do mosquito. Podem ser adotadas atitudes preventivas de limpeza e fiscalização como manter a caixa d’água fechada, não deixar acumular água em recipientes, colocar areia nos pratos de vasos e colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados, assim como manter as lixeiras fechadas.

Nenhum comentário: