terça-feira, 29 de dezembro de 2020

IMS DOA 29 DESENHOS DE BRUNO FILISBERTI AO MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO


O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, no Sul de Minas, recebeu a doação de 29 desenhos feitos pelo pintor Bruno Filisberti, um dos grandes artistas da história cultural do município. As obras foram doadas ao acervo do Museu pelo Instituto Moreira Salles (IMS).

Bruno Filisberti nasceu em Mococa, no interior de São Paulo, em 1912, e viveu em Poços de Caldas desde sua adolescência. Em São Paulo, frequentou a conceituada Escola de Belas Artes e recebeu aulas de mestres como Paulo Vergueiro e Amadeu Scavoni. Produziu várias obras até 1979, ano de sua morte.

O coordenador do IMS/Poços, Haroldo Paes Gessoni, informou que os desenhos estavam com o instituto há alguns anos e que a doação para o acervo do município se deve à importância que o pintor tem para a história cultural da cidade. São 29 desenhos e alguns estão no mesmo suporte. A maior parte é formada por esboços de rostos, diferente dos quintais, casarões e manifestações da cultura popular, tão presentes em sua obra.

Juntamente com o coordenador do museu, Thiago Quinteiro, o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, recebeu oficialmente a doação. “O IMS é um grande parceiro da cultura da cidade e, mais uma vez, fazendo uma entrega tão significativa para a nossa história. Bruno Filisberti é um pintor de alma e de vida poços-caldense, que deixou registrada a sua história, a história da cidade e das pessoas”, destacou o secretário.

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas já tem um espaço dedicado ao pintor. “Essa doação é muito importante para nosso acervo. Devido à grandiosidade da obra de Bruno Filisberti, já temos um local específico para suas produções e vamos poder também realizar exposições”, ressaltou o coordenador do Museu Histórico e Geográfico, Thiago Quinteiro.

Nenhum comentário: