quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

SALDO DO FUMPAC VAI BANCAR DA REFORMA NA IGREJA MATRIZ DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS


A prefeita Marisa Maciel (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, em seu Gabinete, o padre Robson, para apresentar o saldo que já está transferido e disponível no Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, o Fumpac, através do Departamento de Cultura e Proteção do Patrimônio, para o serviço de execução da reforma no Telhado da Igreja Matriz de São Thomé das Letras, no Sul de Minas, já condenado pelo tempo.

Na ocasião, o pároco presenteou a prefeita com uma belíssima imagem do Padroeiro Apóstolo São Tomé. 

A obra
A prefeitura firmou o compromisso com a obra que é de extrema importância para a estrutura da Igreja Matriz. O valor do serviço é de R$ 203.896,13 e a Empresa que venceu o processo licitatório foi a SW Ramos e Terceirização LTDA, o prazo de início e entrega, é de que ocorra em 2021.

O prefeita esclarece que, os recursos dos serviços são de competência do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural e que é uma forma de preservar o patrimônio histórico cultural do Município. Para a chefe do executivo, o ato é mais uma prova do quanto a administração se preocupa com a integridade do seu patrimônio. Unindo forças e trabalhando para a preservação da memória da comunidade.

História
A Matriz é uma construção do século XVIII e a origem do Centro Histórico de São Thomé das Letras está ligada à imagem do santo encontrada em uma gruta o que motivou a construção da capela a partir de 1770. O tombamento estadual retificado em 1996 considerou os tombamentos estaduais do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico. À frente da matriz, destaca-se a Praça Barão de Alfenas, homenagem ao Barão Gabriel Francisco da Junqueira.

A Igreja Matriz de São Thomé, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e as edificações do Centro Histórico são construídas em pedras secas, assentadas pela sobreposição de lascas irregulares sem uso de aglomerantes, revestidas interna e externamente por massa.

Nenhum comentário: