sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

CASOS DE COVID-19 CRESCEM DE FORMA ALARMANTE EM LAVRAS

Cidade se torna epicentro de novos casos na região

Município está em uma curva ascendente de novos casos confirmados da doença

A taxa de contágio por Covid-19 cresceu de forma alarmante no município de Lavras, no Sul de Minas, nos últimos dias e gera apreensão e preocupação. Dois levantamentos apontam o crescimento alarmante dos casos da doença na cidade e na sua microrregião. O município de Lavras é o que registra uma forte aceleração e elevação no número de contágios desde a semana passada.

Ontem, quinta-feira, 28, foi divulgado, pelo Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), o Informativo número 28, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 nas microrregiões de Lavras, São João Del-Rei e Barbacena. Neste levantamento, a cidade vêm subindo na média móvel de 20,14 casos/dia para 26,57 casos/dias.  

De acordo com o levantamento, a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com há 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. 


Já a Plataforma JF Salvando Todos, projeto elaborado por estudantes do curso de estatística sob a orientação de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aponta que Lavras tem registrado um crescimento acentuado no número de casos de Covid-19 desde o final de 2020 e que, na última semana teve um recorde de novos casos, totalizando 184 novos casos, apenas naquele período.

Em nota divulgada no início da tarde de hoje, sexta-feira, 29, o Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA) alertou a comunidade acadêmica da instituição e a população de Lavras para a necessidade de atenção redobrada às medidas de prevenção.

"Mesmo com o início da vacinação, que ainda levará tempo para proporcionar a proteção necessária a todos, a orientação é para que os cuidados permaneçam", destaca a universidade em nota.

*Por Sebastião Filho

3 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto predominar a ganância e o clientelismo na cidade, vai só piorar!

Cláudio disse...

Locomotiva desgovernada e sem maquinista para puxar o freio. Infelizmente, as autoridades ainda não caiu a ficha.

Anônimo disse...

a coisa tá feia em lavras