Pular para o conteúdo principal

RELATÓRIOS DA ARSAE-MG APONTAM AS IRREGULARIDADES DA COPASA EM POUSO ALEGRE

"Relatórios vão servir para orientar os trabalhos do Poder Legislativo sobre os pontos do contrato que não estão sendo cumpridos, bem como os crimes ambientais", destaca Legislativo da cidade

O movimento para conseguir uma solução nas falhas dos serviços da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é antigo em Pouso Alegre, no Sul de Minas, já foram diversas ações conjuntas entre Executivo e Legislativo que comprovaram muitas irregularidades e o assunto segue sendo destaque. 

No mês de janeiro de 2021 a Câmara Municipal da cidade, por meio do presidente, Bruno Dias (DEM), fez uma notificação à empresa depois de receber diversas amostras de água encaminhadas pela população de diferentes bairros do município. A água possuía aspecto de barro e estava visivelmente imprópria para o consumo.

Na tarde da última sexta-feira, 29, relatórios concluídos pela Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) apontaram onde estão as irregularidades. 

No relatório de fiscalização foram colocados pontos como: deixar de cumprir prazos estabelecidos pela Resolução Normativa da ARSAE -MG; deixar de atender à Frequência Mínima de monitoramento da estação de tratamento de esgoto estabelecida pelas normas vigentes; deixar de manter equipamentos, componentes, mão de obra, instrumentos ou insumos necessários ao correto desempenho e continuidade da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; dispor de unidades operacionais que apresentem vazamentos ou falhas estruturais que comprometam a operação ou a qualidade da prestação dos serviços; e pontos de lançamento de esgoto in natura.

A partir da fiscalização remota realizada, constatou-se que a ETE Sapucaí Mirim e a ETE Cidade Jardim cumpriram os padrões de lançamento para efluentes, estabelecidos pelas normas vigentes, no período de novembro de 2019 a novembro de 2020. Apesar disso, a frequência mínima de monitoramento das duas ETEs não foi atendida em sua totalidade.

Com relação aos lançamentos de esgotos in natura diretamente nos cursos d’água do Município, foi elaborado um questionário para que o Prestador de Serviços esclarecesse o motivo de tais lançamentos e constatou-se que a Copasa teve ciência dos 31 pontos de lançamentos indevidos identificados pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

Foram analisados ainda os registros de inspeção dos reservatórios do Município, referentes aos meses de junho e outubro de 2019 e fevereiro e julho de 2020, sendo que 51 dos 71 reservatórios não estavam em condições adequadas durante alguma inspeção. Observou-se também que o índice de reclamações no Município de Pouso Alegre é continuamente superior à média dos municípios avaliados. 

Os bairros Pousada dos Campos, Jardim Esplanada e Altaville, por exemplo, sofrem constantemente com ocorrências de falta d’água. A qualidade da água foi mais um item verificado e foram encontrados compostos que podem trazer riscos à saúde humana, principalmente se ingerido por longos períodos e/ou em altas concentrações.

A situação será tratada junto à Gerência de Fiscalização da ARSAE-MG, para apuração e devido acompanhamento do processo. O presidente da Câmara destacou que os "relatórios vão servir para orientar os trabalhos do Poder Legislativo sobre os pontos do contrato que não estão sendo cumpridos, bem como os crimes ambientais".

Na última sexta-feira, 29, o vereador apurou que alguns moradores estavam sem água em casa, enquanto o hidrômetro continuava a rodar normalmente. No início da noite, quando a água chegou, estava suja e sem condições de uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...