terça-feira, 23 de março de 2021

CAMPO BELO: TAMANDUÁ FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE


Na tarde de hoje, terça-feira, 23, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), que se encontrava contido numa fazenda na zona rural do município.

No Brasil o animal está na lista de animais em risco de extinção, e requer atenção por parte de Todos. O tamanduá foi encontrado pelo morador da fazenda na tarde de ontem, sendo verificado que se encontrava debilitado e com muitas lesões pelo corpo, que podem ter sido originadas de disputa entre espécimes, ou ataque de outros animais, como cães.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelo sargento Evandro e cabo Wilton, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb de Lavras composta pelos tenente Ludgero e Sargento Denilson já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária UFLA, com os estagiários Larissa Calais Paiva, Roberto Kairala, Leticia Rufato, Tiago Pires e Mel Monteiro, coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Por parte da equipe da UFLA inicialmente constatou-se que o é um macho adulto, que se apresentava caquético, desidratado, muito apático e com lesões ulcerativas e diversas escoriações de pele, com larvas de mosca, isso já decorrente da infestação por alguns dias. 

Por exames de imagem, foi possível observar antigas fraturas de esterno e costela já consolidadas e também aumento cardíaco. Sendo assim, suspeita-se ser um animal velho. Dessa forma, devido à gravidade do caso, o prognóstico é reservado. 

O animal segue sob cuidados intensos no Ambulatório de Animais Selvagens da UFLA.


A Polícia de Meio Ambiente recomenda que quando se deparar com animais silvestres, lembre-se, não deve se aproximar deles, pois, os animais podem se sentir ameaçados e reagirem por ação instintiva. 

Dessa forma, deve se afastar, e acionar a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar um suporte adequado para a situação.

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil e de hoje e do futuroagradece.

Unknown disse...

Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil de hoje e do futuroagradece.