Pular para o conteúdo principal

VACINAÇÃO PARA IDOSOS ACIMA DE 85 ANOS É MARCADO POR DENÚNCIA DE DESORGANIZAÇÃO E 'FURA-FILAS'

O município de Lavras, no Sul de Minas, deu início hoje, quarta-feira, 3, a mais uma etapa da vacinação contra Covid-19. Desta vez, a cidade recebeu 880 doses para atender idosos acima de 85 anos. A aplicação começou na manhã de hoje, no PSF 17 "Dirceu de Castro Resende", na Zona Leste. A vacinação que seguiu o esquema de drive-thru, onde os idosos são vacinados em seus carros, por ordem de chegada, foi marcado pela desorganização.

De acordo com a professora Tânia Romero, ela chegou por volta das 06h no local para a vacinar o seu mãe de 87 anos e ficou, assim como outras pessoas, no seu carro com o idoso aguardando o início da vacinação.  Ainda segundo ela, pouco antes das 08h, próximo do início da vacinação, pessoas chegaram de carro com idosos, deixaram os mesmos sentados em cadeiras no local e, estes foram vacinados antes dos que já estavam, como no caso dela, desde 06h aguardando nos carros para serem vacinados. 

Não bastasse a desorganização, com essa situação de 'fura filas' na vacinação, havia idosos sentados e alguns em pé, sem nenhum distanciamento adequado entre eles. 

A professora disse a redação do Blog O Corvo-Veloz, que então relatou o fato a direção do PSF 17, que para sua indignação, não fez nada a respeito. Revoltada com a situação e o desrespeito com a organização da vacinação. 

"Fura filas para vacina de Covid no posto D. Wanda em Lavras!!! Vários carros chegaram e deixaram seus parentes idosos em cadeiras pouco antes das 8h em frente ao posto para serem vacinados antes de quem já estava na fila desde as 6h! E a direção do posto não fez nada a respeito!!! Desonesto, anti-ético, imoral, ilegal!!!", relata a professora na postagem. 

A professora também expôs o fato em sua rede social no Facebook. "Liguei para a polícia que me disse que eu tinha que conversar com a direção do posto e que eles não iriam lá. A direção do posto me disse que não podia fazer nada a respeito", ressalta a professora.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal de Lavras. A administração municipal respondeu que "a vacinação é feita em dois sistemas: o drive-thru e também para os cidadãos que chegam a pé, com várias profissionais fazendo o atendimento das duas filas." 

Sobre a manifestação feita cidadã, a Prefeitura alega que "no caso da professora, a mãe dela não portava todos os documentos necessários para que fosse realizada a vacinação (faltou o comprovante de endereço), o que acabou atrasando o atendimento deste senhor. Logo que foi comprovado, ele foi vacinado."

Novo contato
A redação fez novo contato com a professora após a resposta dada pela administração municipal e assim ela se manifestou:

"Quanto à informação da organização do PSF sobre eu não ter levado comprovante de endereço, é correta. Por isso mesmo, saí da fila e a vacinação de minha mãe ocorreu somente após eu comprovar com conta de luz, uma vez que meus documentos comprovando que eu trabalho na UFLA não foram aceitos. Mas essa não é de forma alguma a questão a ser enfocada. Não concordo com o desvio com que a informante pretendeu tirar o valor e legitimidade de minha denúncia. Minha indignação é quanto ao desrespeito à fila de pessoas que não chegaram a pé,  mas sim de carro, com evidentes marcas de privilégio social. Se não há como se responsabilizar por organizar a fila - como a responsável pelo Posto me disse - para que não ocorram abusos e ações tão anti-éticas de desrespeito à população, a Prefeitura deve acionar seguranças que possam fazê-lo.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho