Pular para o conteúdo principal

PROJETO AMBIENTAL VAI ATENDER MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CAMPO BELO


No final da tarde de ontem, dia, foi realizada reunião em que ficou aprovado o o projeto que beneficiará a população de Campo Belo e mais 6 municípios atendidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo. O reaparelhamento do Grupamento de Meio Ambiente daquele município, que será executado em parceria com as entidades participantes da reunião permitirá que os militares executem os trabalhos de prevenção a aos crimes ambientais, propiciando mais conservação e preservação do capitão natural na região.

Participaram da reunião a Polícia Militar Ambiental, capitão Luiz Claudio de Carvalho, Comandante da 6ª Cia PM MAmb; 1º tenente Emerson da Costa Ludgero comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Lavras; 2º sargento Marconi Montijo de Oliveira, comandante do grupamento PM Ambiental de Campo Belo; Cleber Augusto do Nascimento, representante do Ministério Público Estadual; Octávio de Almeida Neves Filho, procurador-geral do município, representando o prefeito de Campo Belo; José Marcio de Oliveira, prefeito de Aguanil acompanhado do procurador Mardem Silva Junior; Humberto Francisco de Carvalho, procurador, representando o prefeito de Cristais; Marcelo Soares Nascimento, procurador, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Maraisa Rita Gonçalves Barbosa, procuradora, representando o prefeito de Santana do Jacaré; Rodrigo Moraes Lamounier, prefeito de Candeias, que se manifestou por meio digital.

Na reunião o tenente Ludgero apresentou um relatório com os dados estatísticos dos últimos 3 anos, demonstrando a produtividade e ações realizadas pela equipe da PM MAmb nos municípios de Campo Belo, Candeias, Cristais, Aguanil, Santana do Jacaré e Cana Verde, destacando desde apreensões de drogas, armas de fogo, operações como a recentemente em conjunto com a Polícia Federal (Operação UIRAPURU), bem como a importância de uma viatura nova para o emprego nas cidades, visando melhores condições de atendimento à sociedade.

O promotor de justiça Cleber Augusto do Nascimento, representante do MP, expôs a concordância com as palavras do tenente Ludgero, ressaltando que essa ação conjunta seria importando, vez que todos poderão contribuir e que o ganho será compartilhado, tendo o MP já manifestado que disponibilizaria praticamente metade do valor a ser utilizado na aquisição do veículo. Diante das exposições os demais representantes se manifestaram positivamente na aprovação do projeto e na cotização do valor restante, que contou ainda com uma verba transferida da Justiça do Trabalho. Ficou ainda estabelecidos os prazos para confirmações da cotização e respectiva transferências financeiras para finalização do projeto.

Durante a atividade foram ainda tratados assuntos que afetam as questões de organização jurídico-administrativa dos municípios em relação ao meio ambiente, como organização dos CODEMAS, criação de fundos municipais de meio ambiente, e realização de consórcio nas atividades como a do tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Com essa parceria, o policiamento de meio ambiente se tornará cada dia mais ágil e eficaz. Os crimes que afetam o meio ambiente serão arduamente combatidos e a segurança ao homem do campo será cada vez mais perceptível. Muitos dos crimes ambientais afetam diretamente a população urbana. É sabido que muitos criminosos de crimes violentos e contra o patrimônio tem se refugiado nas zonas rurais e a presença constante do policiamento de meio ambiente inibi a presença desses infratores.

*Da Assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...