sexta-feira, 19 de março de 2021

VISITANTES ENALTECEM AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELO IP MINAS EM RIBEIRÃO DAS NEVES

Formação de mão de obra em eletricista de iluminação pública e doação de luminárias de alumínio à COOMARRIN são algumas das ações

O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Amarildo Mascarenhas e o gerente de atendimento a pessoa jurídica da agência de Ribeirão das Neves, Marconi Felipe, além do secretário de Administração, Túlio Raposo e o secretário da Fazenda, Vitor Pereira, visitaram as instalações do IP Minas nessa quarta-feira, 17/03, e enalteceram as ações desenvolvidas pelo consórcio no município, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Uma dessas ações é a formação de mão de obra local, feita por meio de curso profissionalizante de eletricista de iluminação pública, que tem formado profissionais habilitados não só para atuarem no IP Minas, mas trabalharem de forma autônoma ou mesmo disputarem uma vaga disponível no mercado de trabalho.

Com duração de 30 dias, o curso oferece capacitação técnica em eletricidade e em segurança do trabalho, este último exigido para poder exercer a atividade. Ao concluir a qualificação, o participante recebe certificado e está apto para atuar na área. “Desde a primeira turma já formamos 40 profissionais, sendo que desses, chegamos a aproveitar cerca de 90% da mão de obra qualificada”, observa o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer.

Preocupada com a sustentabilidade e em dar o destino correto aos materiais descartados no processo de modernização da iluminação pública, o consórcio vem doando, desde de agosto de 2020, as antigas luminárias de alumínio para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN).

A cooperativa agrega 21 grupos familiares, que encontram na reciclagem sua única fonte de renda. “Poder contribuir com essas famílias em tempos difíceis, como na pandemia, é ainda mais gratificante”, destaca Jolimar. Por mês, estão sendo trocadas e doadas para a reciclagem cerca de 900 luminárias, ou seja, 1,8 tonelada de material. Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019.

Visitantes conhecem Centro de Controle Operacional
Durante a visita, o grupo também pode conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão, além da tecnologia do sistema para Smart City (Cidade Inteligente) e os benefícios que a iluminação de LED vem proporcionando para o município, principalmente na melhoria da segurança pública.

Foi enaltecida, ainda, a parceria estabelecida entre o IP Minas, o Município e a Caixa Econômica Federal de Ribeirão das Neves, que é agente financeiro das contas garantidoras do contrato com a prefeitura. 

Também foi abordada a importância do financiamento de R$ 15,5 milhões, viabilizado junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com recursos originados pelo Banco Europeu de Investimentos. 

O recurso é aplicado na continuidade do projeto de implantação de iluminação pública em LED em Ribeirão das Neves. A modernização de todo o parque deve ser finalizada até dezembro de 2022.

Nenhum comentário: