Pular para o conteúdo principal

VISITANTES ENALTECEM AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELO IP MINAS EM RIBEIRÃO DAS NEVES

Formação de mão de obra em eletricista de iluminação pública e doação de luminárias de alumínio à COOMARRIN são algumas das ações

O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Amarildo Mascarenhas e o gerente de atendimento a pessoa jurídica da agência de Ribeirão das Neves, Marconi Felipe, além do secretário de Administração, Túlio Raposo e o secretário da Fazenda, Vitor Pereira, visitaram as instalações do IP Minas nessa quarta-feira, 17/03, e enalteceram as ações desenvolvidas pelo consórcio no município, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Uma dessas ações é a formação de mão de obra local, feita por meio de curso profissionalizante de eletricista de iluminação pública, que tem formado profissionais habilitados não só para atuarem no IP Minas, mas trabalharem de forma autônoma ou mesmo disputarem uma vaga disponível no mercado de trabalho.

Com duração de 30 dias, o curso oferece capacitação técnica em eletricidade e em segurança do trabalho, este último exigido para poder exercer a atividade. Ao concluir a qualificação, o participante recebe certificado e está apto para atuar na área. “Desde a primeira turma já formamos 40 profissionais, sendo que desses, chegamos a aproveitar cerca de 90% da mão de obra qualificada”, observa o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer.

Preocupada com a sustentabilidade e em dar o destino correto aos materiais descartados no processo de modernização da iluminação pública, o consórcio vem doando, desde de agosto de 2020, as antigas luminárias de alumínio para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN).

A cooperativa agrega 21 grupos familiares, que encontram na reciclagem sua única fonte de renda. “Poder contribuir com essas famílias em tempos difíceis, como na pandemia, é ainda mais gratificante”, destaca Jolimar. Por mês, estão sendo trocadas e doadas para a reciclagem cerca de 900 luminárias, ou seja, 1,8 tonelada de material. Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019.

Visitantes conhecem Centro de Controle Operacional
Durante a visita, o grupo também pode conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão, além da tecnologia do sistema para Smart City (Cidade Inteligente) e os benefícios que a iluminação de LED vem proporcionando para o município, principalmente na melhoria da segurança pública.

Foi enaltecida, ainda, a parceria estabelecida entre o IP Minas, o Município e a Caixa Econômica Federal de Ribeirão das Neves, que é agente financeiro das contas garantidoras do contrato com a prefeitura. 

Também foi abordada a importância do financiamento de R$ 15,5 milhões, viabilizado junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com recursos originados pelo Banco Europeu de Investimentos. 

O recurso é aplicado na continuidade do projeto de implantação de iluminação pública em LED em Ribeirão das Neves. A modernização de todo o parque deve ser finalizada até dezembro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...