Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU GANHA NOVA SEDE EM SANTO ANTÔNIO DO AMPARO

Prefeito da cidade destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos nestes tempos de pandemia e destacou que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união"

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, Carlos Henrique Avelar (Caíque) e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Petrônio Campos Resende, inauguraram na manhã de hoje, sexta-feira, dia 23, a nova sede da Base Descentralizada do SAMU/192 na cidade.

Localizada ao lado da sede do CISMARG, a nova base vai oferecer melhores condições operacionais e de atendimento ao SAMU de Santo Antônio do Amparo, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), composto por 53 municípios.

Prefeito Carlos Henrique Avelar

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Henrique Avelar falou da preocupação com a situação da pandemia de Covid-19 e destacou que está é a primeira obra concluída pela sua gestão. Ele também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SAMU no atendimento e cuidado com a população.

"Está é a nossa primeira inauguração. Nossa primeira obra concluída. Nossa gestão começa a caminhar. Nosso lema é salvar vidas. São profissionais que se dedicam com muito amor. Isso agrega valor." O prefeito destacou ainda que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união. Estamos realizando o sonho de muitos".

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Petrônio Resende, destacou a importância desta obra para a cidade. "É uma grande satisfação proporcionar uma nova sede da base para o SAMU. É um sonho nosso e de toda região, que se tornou realidade. É uma base que vai trazer mais conforto para os profissionais e melhorar a qualidade do atendimento", afirmou.

Vice-prefeito e secretário de Saúde Petrônio Resende e o prefeito Carlos Henrique Avelar

Presente a solenidade, o prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (CISMARG), disse que "é uma honra estar como presidente do Consórcio. Parabenizo o prefeito Caíque pela dedicação e trabalho".

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou a importância das parcerias com os municípios para a prestação do serviço. "A gente se sente muito feliz de trabalhar num projeto desses. Está articulação é necessária para o andamento deste serviço", afirmou.


Estiveram presentes a solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, Olívio José Teixeira, presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí; José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste; Dárcio Abud Lemos, gerente administrativo do SAMU/192; Tamara Lesse, gerente de enfermagem do CIS-URG Oeste; Arthur Medeiros, coordenador de frota do CIS-URG Oeste; Rodrigo de Moraes Lamounier, presidente do CISMARG; Pierri de Morais Barbosa, secretário executivo do CISMARG, Antônio Pedro Dutra, presidente do Hospital Regional São Sebastião (HRSS; Josiane Maria, diretora do HRSS; Sebastião Rinaldo do Nascimento, secretário municipal de Obras; Audirene de Lourdes Garcia Santos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; cerimonialista e secretária municipal de Assistência Social, Gleyce Maria; tenente Amauri José Sandi, comandante do Pelotão da PMMG em Santo Antônio do Amparo; Edson Monteiro de Paula, responsável pela Casa Cultura Antônio Carlos de Carvalho e demais presentes. 

Vereadores Baiano e Marcos DVD

Também estiveram presentes os vereadores Marcos DVD e Alexandre de Paula (Baiano do Inácio).

Estrutura SAMU/192 CIS-URG Oeste
A Central de Regulação das Urgências do SAMU, está implantada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado e atende 1.266.025 habitantes de toda área de abrangência do serviço. Os atendimentos se estenderão aos 53 municípios que hoje fazem parte do Consórcio.

O SAMU é uma organização de suporte avançado na Saúde de toda região e conta com uma Rede Resposta Hospitalar, ou seja, hospitais que foram selecionados a fim de garantir assistência adequada aos pacientes.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns Caíque, Petrônio e equipe. Sucesso!!!
Carlos disse…
muito bom

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...