sexta-feira, 23 de abril de 2021

SAÚDE: BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU GANHA NOVA SEDE EM SANTO ANTÔNIO DO AMPARO

Prefeito da cidade destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos nestes tempos de pandemia e destacou que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união"

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, Carlos Henrique Avelar (Caíque) e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Petrônio Campos Resende, inauguraram na manhã de hoje, sexta-feira, dia 23, a nova sede da Base Descentralizada do SAMU/192 na cidade.

Localizada ao lado da sede do CISMARG, a nova base vai oferecer melhores condições operacionais e de atendimento ao SAMU de Santo Antônio do Amparo, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), composto por 53 municípios.

Prefeito Carlos Henrique Avelar

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Henrique Avelar falou da preocupação com a situação da pandemia de Covid-19 e destacou que está é a primeira obra concluída pela sua gestão. Ele também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SAMU no atendimento e cuidado com a população.

"Está é a nossa primeira inauguração. Nossa primeira obra concluída. Nossa gestão começa a caminhar. Nosso lema é salvar vidas. São profissionais que se dedicam com muito amor. Isso agrega valor." O prefeito destacou ainda que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união. Estamos realizando o sonho de muitos".

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Petrônio Resende, destacou a importância desta obra para a cidade. "É uma grande satisfação proporcionar uma nova sede da base para o SAMU. É um sonho nosso e de toda região, que se tornou realidade. É uma base que vai trazer mais conforto para os profissionais e melhorar a qualidade do atendimento", afirmou.

Vice-prefeito e secretário de Saúde Petrônio Resende e o prefeito Carlos Henrique Avelar

Presente a solenidade, o prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (CISMARG), disse que "é uma honra estar como presidente do Consórcio. Parabenizo o prefeito Caíque pela dedicação e trabalho".

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou a importância das parcerias com os municípios para a prestação do serviço. "A gente se sente muito feliz de trabalhar num projeto desses. Está articulação é necessária para o andamento deste serviço", afirmou.


Estiveram presentes a solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, Olívio José Teixeira, presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí; José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste; Dárcio Abud Lemos, gerente administrativo do SAMU/192; Tamara Lesse, gerente de enfermagem do CIS-URG Oeste; Arthur Medeiros, coordenador de frota do CIS-URG Oeste; Rodrigo de Moraes Lamounier, presidente do CISMARG; Pierri de Morais Barbosa, secretário executivo do CISMARG, Antônio Pedro Dutra, presidente do Hospital Regional São Sebastião (HRSS; Josiane Maria, diretora do HRSS; Sebastião Rinaldo do Nascimento, secretário municipal de Obras; Audirene de Lourdes Garcia Santos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; cerimonialista e secretária municipal de Assistência Social, Gleyce Maria; tenente Amauri José Sandi, comandante do Pelotão da PMMG em Santo Antônio do Amparo; Edson Monteiro de Paula, responsável pela Casa Cultura Antônio Carlos de Carvalho e demais presentes. 

Vereadores Baiano e Marcos DVD

Também estiveram presentes os vereadores Marcos DVD e Alexandre de Paula (Baiano do Inácio).

Estrutura SAMU/192 CIS-URG Oeste
A Central de Regulação das Urgências do SAMU, está implantada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado e atende 1.266.025 habitantes de toda área de abrangência do serviço. Os atendimentos se estenderão aos 53 municípios que hoje fazem parte do Consórcio.

O SAMU é uma organização de suporte avançado na Saúde de toda região e conta com uma Rede Resposta Hospitalar, ou seja, hospitais que foram selecionados a fim de garantir assistência adequada aos pacientes.

*Por Sebastião Filho

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Caíque, Petrônio e equipe. Sucesso!!!

Carlos disse...

muito bom