quinta-feira, 27 de maio de 2021

AS CORES DA GERAÇÃO DA ENERGIA


Você alguma vez pensou que as cores pudessem ser relevantes em uma usina hidrelétrica? São e muito.

Água industrial, água para sistema de proteção contra incêndio, óleo, ar comprimido. Não estamos falando apenas da identificação de cada elemento essencial para o correto funcionamento das máquinas, mas, também, de segurança operacional das instalações ou da orientação quanto a manutenção de cada subsistema que compõe a unidade industrial do nosso negócio.


As tubulações pintadas na cor preta, por exemplo, indicam a presença de óleo. As tubulações onde há fluxo ou troca térmica com a água são identificadas na cor verde. As cores azuis são para indicar presença de ar comprimido.


Essa, aparentemente simples, identificação por cor já indica à equipe de manutenção os cuidados que devem ser tomados ao manusear aquela tubulação específica.

Recentemente, a Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no Sul de Minas, passou por um processo de revitalização das cores de alguns locais e equipamentos para adequar ou melhorar a identificação dos componentes e áreas de circulação. Alguns motores da usina, por exemplo, estavam pintados na cor verde e foram adequados para a cor cinza.

O trabalho de revitalização foi motivado tanto pela necessidade de manutenção das corrosões das estruturas quanto para atendimento a critérios de sinalização de segurança, indicados em uma vistoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), proporcionando maior segurança das equipes que transitam ou realizam atividades na usina.

Nenhum comentário: