sexta-feira, 7 de maio de 2021

COM DOIS ULTRAFREEZERS NA UFLA, LAVRAS PODE AJUDAR NA LOGÍSTICA DE VACINAÇÃO

Prefeita e a pasta municipal da Saúde, buscando a parceria com a universidade, têm a oportunidade de trazer o protagonismo para a cidade na imunização contra Covid-19
UFLA colocou os seus ultrafreezers para armazenamento da vacina da Pfizer à disposição do Estado de Minas Gerais

A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entregou na manhã desta quarta-feira, dia 5, na sede do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) no Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um lote de cerca de 20 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O carregamento é parte do total 32.760 vacinas imunizantes recebidos do Ministério da Saúde e ficará armazenado em um dos ultrafreezers que a universidade cedeu para esse fim.

A colocação dos imunizantes foi feita a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e apoio da universidade.

O secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, salientou que esses imunizantes exigem um cuidado diferente, por isso a necessidade de contar com o apoio da universidade: “Aliás, a UFRGS desde o primeiro momento tem se mostrado uma das maiores parcerias da Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura e da sociedade porto-alegrense. A UFRGS e o Exército Brasileiro têm nos acompanhado desde o primeiro momento”.

O equipamento, instalado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da universidade, permite o armazenamento em uma temperatura entre -60ºC e -80ºC, característica indispensável para a conservação da vacina fabricada pela empresa americana em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A retirada do ultrafreezer só deve ser feita uma vez.

Florianópolis também terá três desses equipamentos da Universidade Federal de Santa Catarina, com capacidade para 948 litros, e é prevista a cessão de um quarto. 

Em Lavras, no Sul de Minas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), colocou os seus 2 ultrafreezers para armazenamento da vacina da Pfizer à disposição do Estado de Minas Gerais.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Plano Nacional de Imunização orientou, inicialmente, a priorização da vacinação com o imunizante da Pfizer nas capitais e que o envio a outros municípios dependerá da ampliação do quantitativo de vacinas recebido pelo estado.

Com 2 ultrafreezers à disposição, o município de Lavras, que pertence a uma das regiões socioeconômicas mais importantes e estratégicas do Estado, têm a oportunidade de buscar junto ao Estado e ao Governo Federal, alocar na UFLA estas vacinas. Lavras é uma cidade estratégica para a região e está localizada às margens da Rodovia Fernão Dias (BR-381) e possui um aeroporto em excelentes condições operacionais, o que pode ajudar o Estado a agilizar a distribuição dos imunizantes.

Lideranças da cidade pedem a prefeita Jussara Menicucci (PSB) que atua com agilidade e empenho junto ao Ministério da Saúde para que a Universidade Federal de Lavras possa armazenar vacinas da Pfizer, que necessitam de baixíssimas temperaturas.

“Vá até Brasília, no Ministério da Saúde, com técnicos da área de nossa universidade federal e apresente um relatório circunstanciado demonstrando a condição, que poucos municípios possuem no Brasil, ou seja, de armazenamento das vacinas da Pfizer,” pede o vereador Marcos Possato.

Uma prova da capacidade da Universidade Federal de Lavras e do município em ser protagonista na logística de imunização, é que os dois ultrafreezers da instituição possuem a capacidade de armazenar até 160 mil doses das vacinas, enquanto que o ultrafreezer que já está em uso na UFRGS possui capacidade de armanezar 30 mil doses. Ou seja, em Lavras a capacidade de armazenamento é 4 vezes maior, fazendo da cidade uma das poucas do país com essa condição.

Descentralização
A Bahia já está atuando na descentralização da estrutura com equipamentos próprios. Assim como está ocorrendo em outras regiões do país, que fizeram as próprias compras para armazenar os produtos, a Bahia, segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo do último dia 30 de abril, abriu licitação para 100 ultracongeladores e 30 já foram distribuídos para nove macrorregiões de saúde do Estado. 

"Essa é uma realidade bem diferente de outros Estados, que concentram a infraestrutura na capital", afirmou Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde baiano, na semana passada.

O acordo do Governo Federal com a Pfizer prevê 100 milhões de doses. Minas Gerais, contando com o equipamento como o da UFLA pode descentralizar a vacinação, tornando mais ágil o processo. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde têm a chance, junto com o prestígio da chefe do Executivo, de buscar o mais rápido possível que as vacinas da Pfizer sejam alocadas na UFLA.

*Por Sebastião Filho 

Nenhum comentário: