sexta-feira, 14 de maio de 2021

EMPRESA DE LAVRAS É FISCALIZADA PELA POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE POR CAUSAR POLUIÇÃO


Na manhã de ontem, quinta-feira,dia 13, os militares do 1º Pelotão PM MAmb de Lavras, encerraram a fiscalização e concluíram o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) em uma empresa de Lavras, a qual havia sido denunciada por causar poluição em recursos hídricos.

Diante da denúncia, foi realizada uma fiscalização detalhada na área acompanhada de representantes da Polícia Civil (Perito) e da Agência Regional de Proteção Ambiental – ARPA Rio Grande. A finalidade foi vistoriar o local e coletar amostras de material para análise laboratorial. Este procedimento visou identificar os eventuais danos ambientais denunciados e analisar o enquadramento dos parâmetros do material amostrado quanto ao estabelecido na legislação, em especial com a DN Conjunta COPAM/CERH-MG 01/2008.

Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais, foi elaborado um relatório técnico pela equipe da ARPA Rio Grande, que subsidiou a autuação pela PM MAmb na confecção do auto de Infração Ambiental e na imputação de fato criminal aos responsáveis pelo empreendimento

De acordo com os resultados das análises laboratoriais a carga bioquímica lançada nos efluentes tratados pela empresa alterou significativamente a qualidade do solo e da água do corpo hídrico, sendo passível de prejuízo para a fauna e flora local, além de riscos à saúde pública. Sendo assim, os documentos produzidos foram encaminhados para a Autoridade de Polícia Civil e para o Representante do Ministério Publico. Por fim, foram sugeridas medidas de mitigação e minimização dos danos ambientais oriundos das atividades desenvolvidas pelo empreendimento. 

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a informação que os estabelecimentos licenciados estão sujeitos a fiscalização quanto a critérios ambientais, e eles devem sempre atender aos parâmetros e níveis de emissão de substâncias poluentes, agindo de acordo com licenciamento e condicionantes para funcionamento.

*Informações da Polícia de Meio Ambiente

Nenhum comentário: