sexta-feira, 14 de maio de 2021

LAVRENSE É SELECIONADO PARA CHEFE-GERAL DA EMBRAPA AGROENERGIA


O pesquisador Alexandre Alonso Alves foi selecionado para assumir a Chefia-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Agroenergia - Embrapa Agroenergia, localizada em Brasília, no Distrito Federal. Alonso já atuava como interino desde fevereiro de 2020, quando o então chefe-geral Guy de Capdeville foi nomeado diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. 

A decisão do presidente da Embrapa, Celso Moretti, foi comunicada ao candidato na sexta-feira, 7 de maio, por meio de memorando enviado pelo chefe de gabinete da Presidência, Ruy Fontes, coordenador do processo de seleção. O novo mandato será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período por duas vezes e chegar a 6 anos no total.

Alonso concorreu ao cargo com os pesquisadores Hugo Molinari e Sílvio Vaz Jr., ambos também lotados na Embrapa Agroenergia. As audiências públicas para a apresentação dos planos de trabalho ocorreram de forma virtual no dia 23 de abril, e as entrevistas dos três candidatos com a Diretoria Executiva, no dia 6 de maio.

Perfil
Nascido em Lavras,  no Sul de Minas, filho de José Donizete Alves e Vânia Aparecida Alonso, Alexandre Alonso possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado (2008) e doutorado (2010) em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência nas áreas de genética, genômica, melhoramento de plantas e gestão da inovação e negócios.

É pesquisador da Embrapa Agroenergia desde 2011, onde ocupou os cargos de chefe-adjunto substituto de Pesquisa e Desenvolvimento (2014-2016) e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (2016-2020), antes de assumir interinamente em fevereiro de 2020 a Chefia-Geral do Centro de Pesquisa.

Participa ativamente como membro convidado em vários comitês governamentais e privados relacionados à bioenergia. Ensina Genética Vegetal, Biotecnologia Vegetal e Agroenergia em algumas das universidades brasileiras de maior prestígio, como FGV e UFLA, e possui vasta experiência em liderar equipes de pesquisa e inovação. Também participa ativamente como palestrante em eventos no Brasil, EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio.

*Com Irene Santana, da assessoria da Embrapa Agroenergia

Nenhum comentário: