segunda-feira, 24 de maio de 2021

UFLA NEGA INTERFERÊNCIA POLÍTICA EM TROCA DE COORDENADORES DO LABCOVID E REAFIRMA PARCERIA COM O MUNICÍPIO


Uma portaria assinada na última quinta-feira, dia 21, pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, promoveu a troca dos coordenadores do Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabCovid). A dança das cadeiras no LabCovid pegou de surpresa a comunidade acadêmica, sacudiu os bastidores da universidade e gerou enorme repercussão e especulações no município de Lavras.

Foram nomeados coordenadores os servidores Aline Carvalho Pereira e Bruno Del Bianco Borges, ambos do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da instituição. Eles substituem os servidores José Cherem e Joziana Muniz de Paiva Barçante, que atuavam na coordenação do Laboratório. José Cherem foi prefeito de Lavras no período de 2017 a 2020 e é médico urologista concurso da Universidade Federal de Lavras, com lotação funcional na Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitário (Praec). Já Joziana Barçante é professora concursada com lotação no DSA da UFLA.

A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a assessoria da Universidade Federal de Lavras para saber quais os motivos levaram o reitor a fazer a troca no comando do Laboratório. Em nota, a instituição que "a gestão da Universidade identificou ser necessário implementar ajustes na atribuição de responsabilidades referentes ao LabCovid e aos projetos desenvolvidos no Laboratório. O LabCovid trabalha, atualmente, com diferentes fluxos de serviços, uma vez que o laboratório foi resultante de um apoio do Ministério da Educação, com a finalidade de prestação de serviços e de pesquisas, com intuito de combate à pandemia de Covid 19. Depois de estruturado o Laboratório, a UFLA estabeleceu parceria com o Governo do Estado, por meio da Funed, pela qual foi credenciado, realizando então testes para diversos municípios a partir das demandas da Funed."

A universidade ressaltou ainda que "outro fluxo, independente da estruturação do laboratório e da parceria com a Funed, diz respeito ao Acordo de Parceria formalizado com a prefeitura de Lavras. Esse projeto com a prefeitura tem como coordenadora a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, que estava também com atribuição de responder por todo o Laboratório. Ao se identificar a necessidade de segregação de funções (conforme preconizam informações disponíveis no Site do Conselho Nacional do Ministério Público), foi necessário atribuir a responsabilidade geral pelo Laboratório a outros servidores da Instituição, de forma que a professora Joziana pudesse ter bem delimitada a atual função de coordenadora do projeto com o município. Esse projeto é parcialmente desenvolvido dentro do LabCovid, que agora conta com outros dois servidores para organizar as diversas ações e fluxos de trabalho do Laboratório".

A Universidade Federal de Lavras também falou sobre a situação da parceria com a Prefeitura da cidade. "Nenhuma pesquisa institucional ou prestação de serviço deixará de ser feita em virtude da substituição da coordenação, incluindo-se a pesquisa objeto do acordo de parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras", destacou a universidade.

Ainda em sua resposta, a UFLA explicou sobre a situação do servidor José Cherem, que é ex-prefeito do município e que quando estava no cargo de chefe do Executivo, foi o responsável pela assinatura do acordo de parceria. 

"Quanto ao servidor José Cherem, ele estava designado para responder pelo LabCovid, tendo sido também ele que, em etapa anterior, ainda como prefeito do município, assinou o Acordo de Parceria com a UFLA. Como boa parte da pesquisa referente a esse acordo é desenvolvida dentro do LabCovid, a UFLA, que preza sempre pela transparência, legalidade e impessoalidade, zelou por estabelecer a necessária segregação de funções. A gestão da Universidade entendeu, para tanto, ser necessário evitar situações que pudessem caracterizar possíveis conflitos de interesses, e decidiu substituí-lo. Tendo a Universidade um quadro amplo de servidores, com competência para se responsabilizar pelos processos do Laboratório, julgou-se ser pertinente evitar entendimentos equivocados, que vinham sendo observados nas divulgações feitas na mídia sobre o LabCovid. Sendo assim, foi solicitado à Diretoria da Faculdade de Ciências da Saúde, que tem o LabCovid em sua estrutura (conforme Resolução CUNI nº 009, de 18 de março de 2021), a indicação de dois nomes para substituir os servidores supracitados", conclui a UFLA.

Interferências externas
Ainda na nota, a Universidade Federal de Lavras negou que sofra pressão política e interferências externas na sua tomada de decisões. "A Universidade não está sujeita, e jamais se submeteria, a esse tipo de interferência", destacou.

A instituição ainda se pronunciou sobre o possível fim da parceria com o município: "O acordo de parceria com a prefeitura nunca foi suspenso e continua vigente. O que ocorreu é que, diante de informações solicitadas pela prefeitura e da necessidade de promover os ajustes para a necessária segregação de funções, o reitor solicitou à Fundecc que suspendesse os trâmites que passam pela Fundação até que fosse realizada reunião entre as partes para acertos que se fizerem necessários. Essa reunião está programada para esta terça-feira (25/5). O Laboratório não interrompeu o seu funcionamento normal em nenhum momento."

Transparência
A portaria que efetivou trocou os coordenadores foi publicada em um veículo de comunicação da cidade, cujo atual apresentador é cônjuge de servidora do Gabinete da Reitoria e o proprietário do site ocupa cargo de confiança na Prefeitura da cidade. A redação do Blog O Corvo-Veloz questionou a universidade se houve vazamento de informações, uma vez que os coordenadores ficaram sabendo da troca por meio de matéria publicada no referido site.

"Não temos conhecimento sobre vazamento de informação. As portarias do reitor são publicadas em sistema próprio do Acesso à Informação, que são de acesso público (https://ufla.br/acessoainformacao/boletim-interno). No caso específico desta demanda, o referido veículo, inclusive, entrou em contato com a Coordenadoria de Comunicação da Universidade solicitando confirmação da informação e perguntando se havia outras informações, e obteve a resposta de que estava disponível, naquele momento, apenas a Portaria. Os contatos dessa Coordenadoria também estão disponíveis no site da UFLA e qualquer veículo de imprensa que apresente demandas é atendido", afirma a universidade.

A redação do Blog O Corvo-Veloz também procurou a Prefeitura de Lavras, que esclareceu que "o Governo de Lavras informa a população que o convênio da Prefeitura Municipal com o LabCovid, da Universidade Federal de Lavras, continua vigente. A Universidade é uma grande parceria do município no combate à pandemia. Os testes continuam sendo realizados normalmente."

*Por Sebastião Filho

Nenhum comentário: