quarta-feira, 16 de junho de 2021

HOSPITAL VAZ MONTEIRO: CADA VEZ MAIS UMA REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA AVANÇADA


Através da equipe de cardiologia e hemodinâmica, o Hospital Vaz Monteiro (HVM) de Lavras, no Sul de Minas, tem se firmado como referência regional e estadual em tratamentos e diagnósticos clínicos, percutâneos e invasivos.

Cirurgias cardíacas abertas
Apenas nos últimos 60 dias a equipe, coordenada pelo Dr. Marcos Cherem e formada por mais seis cardiologistas (Dr. João Marcos de Oliveira, Dr. Leandro Boueri Ticle, Dr. Marcos Saraiva, Dr. Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, Dr. Antônio Alceu dos Santos, Dr. Heitor Henrique Silva Júnior, Dr. Ernesto Lippi Neto), organizou e ajudou a realizar três cirurgias de urgência para correção de doenças graves da aorta (dois aneurismas dissecantes e uma troca de valva por infecção – endocardite), sendo que todos os pacientes (dois homens e uma mulher), evoluíram bem e saíram sem nenhuma sequela. Além disso, em um caso, foi feito ainda o implante de uma ponte safena, sem complicações.

Segundo o Dr. Antônio Alceu “temos uma parceria produtiva com a equipe de cirurgia cardíaca do Dr. Cláudio Léo Gelape, que é o responsável pelos procedimentos de cirurgia cardíaca aberta aqui. Além do Hospital das Clínicas da UFMG e Hospital Felício Rocho, onde atua cotidianamente, o único hospital fora da capital onde ele opera é o Vaz Monteiro, pois sabe que aqui pode contar com organização, estrutura, material humano e tecnologia adequadas para que os resultados sejam os que todos esperamos: a recuperação e reintegração das pessoas às suas vidas com mais saúde”.


Arritmias Cardíacas
Mensalmente o Vaz Monteiro tem realizado dezenas de diagnósticos e tratamentos em arritmias cardíacas complexas (taquicardias atriais, taquicardias ventriculares, Wolff Parkinson White, fibrilação atrial, doença do nó sinusal, bloqueios atrioventriculares, entre outros), casos nos quais o coração não consegue manter um ritmo normal, seja por aceleração excessiva ou lentidão exagerada dos batimentos.

Recentemente o hospital tornou-se o único da região a realizar implantes de marcapassos bicamerais Hissianos, em que, diferentemente dos aparelhos tradicionais, o marcapasso respeita a fisiologia de transmissão elétrica do coração e permite o funcionamento mais fisiológico “mantendo uma contração globalmente preservada a cada batimento cardíaco” explica o Dr. João Marcos de Oliveira.

Além disso, o Vaz Monteiro continua tendo exclusividade regional na realização de ablação de fibrilação atrial, arritmia comum e responsável por uma imensa quantidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC ou Derrame Cerebral). “Isso acontece porque as pessoas com Fibrilação Atrial são cinco a sete vezes mais propensas a formar coágulos de sangue no interior do coração e, com o deslocamento desses coágulos através da aorta e posteriormente pelas artérias do pescoço e cérebro, sofrerem uma obstrução do fluxo”.


Doenças das Coronárias
O Vaz Monteiro é o único hospital de Lavras e da microrregião que mantém uma equipe preparada para procedimentos de cateterismo e angioplastias 24 horas por dia, todos os dias da semana. Mais de 10.000 procedimentos já foram realizados, entre convênios e pacientes do SUS, desde que se iniciou o funcionamento do serviço em 2009.

Cardiopatias Congênitas
Desde 2009 o Vaz Monteiro atua firmemente no diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas como CIA (comunicação interatrial), Canal Arterial persistente, CIV (comunicação interventricular), Coarctação de Aorta.

Nesses casos, sem exceção, o paciente é internado e geralmente sai no mesmo dia do hospital, retomando suas atividades normais em poucos dias.

“O nosso serviço tem uma das maiores experiências nesses casos em Minas Gerais, com cerca de 200 pacientes já tratados com sucesso” conforme o Dr. Marcos Cherem.


Doenças das Válvulas Cardíacas
O Vaz Monteiro é o único hospital da região a realizar regularmente a correção de doenças de valvas cardíacas, inclusive em pacientes já operados anteriormente, sem necessidade de abertura da caixa torácica. “Já realizamos diferentes casos de estenose aórtica e reparo de prótese de valva mitral por via percutânea, com sucesso absoluto até o momento, sendo que os pacientes ficam internados menos de 24 horas” relata o Dr. Dirceu Dias Barbosa Sobrinho.

Esses procedimentos são feitos através de parcerias com os Drs. Jamil Abdalla Saad e Ari Mandil, que atendem habitualmente no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte e também atuam no Vaz Monteiro desde 2009.

Caso inédito
O hospital Vaz Monteiro acaba de realizar um caso inédito em Minas Gerais. Um paciente de 87 anos com problemas de Hipertensão Arterial, Arritmia, Anemia crônica e doença hepática sofreu um Acidente Vascular Cerebral. Após tratado e recuperado, ele não tinha condições clínicas de tomar anticoagulante pelos riscos de sangramento.

Assim, no dia 11/06 foi realizado ao mesmo tempo o fechamento de foramen oval localizado em um aneurisma de septo e também a oclusão do apêndice atrial esquerdo (lesões responsáveis pela formação de coágulos e aumento do risco de AVC), sendo a primeira vez em Minas Gerais que os dois procedimentos foram realizados em um mesmo paciente através da punção de veias e artérias, sem necessidade de abertura da caixa torácica.

Participaram da intervenção percutânea os Drs. Marcos Cherem, Ênio Guerios, Carlos Eduardo Bernini, Dirceu Barbosa Dias Sobrinho, Leandro Boueri Ticle e Ludmilla Carvalho.

“É uma grande alegria poder resolver aqui em Lavras problemas cardíacos complexos, inclusive de maneira até então inédita em todo o estado” complementa o Dr. Marcos Cherem.

Nenhum comentário: