terça-feira, 15 de junho de 2021

MUNICÍPIO DE LAVRAS SE PREPARA PARA ALAVANCAR O PIB DO AGRONEGÓCIO LOCAL


Na tarde da última sexta-feira, dia 11, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Lavras, Cassimiro da Silva, apresentou o Planejamento Estratégico para o setor, durante a gestão 2021-2024. O secretário disse que foi feito um levantamento da zona rural do município e os dados já estão sendo usados para nortear as ações da pasta nos próximos anos.

Participaram do evento, na Escola Municipal Doutora Dâmina, a prefeita Jussara Menicucci, o vice-prefeito Rodolpho Wilson Crepaldi, o presidente da Câmara Municipal de Lavras vereador Bira Rocha, além de palestrantes e representantes da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), parceiras do município e também representantes da iniciativa privada.

Uma das ações apresentadas em palestra, foi o projeto Plantadores de Rios, implementado em Lavras pela UFLA em parceria com o município. A iniciativa visa proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água, com o intuito de contribuir para o enfrentamento da crise hídrica.

O projeto para Lavras, no Sul de Minas, surgiu em 2018 da parceria entre Universidade Federal de Lavras, o município de Lavras e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os quais resolveram unir forças para a adoção e recuperação ambiental de todas as nascentes do município que por estimativas somam mais de dois mil.

Em meados de 2018 foram iniciados os diagnósticos de cada uma das nascentes existentes no município, sendo para isso utilizadas imagens de satélites, mapas hidrográficos e de relevo, informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), diagnósticos de campo para caracterização da vegetação e proposição de ações que mitiguem os impactos ambientais quando existentes.

Em Lavras, já foram diagnosticadas mais de 200 nascentes distribuídas em 38 propriedades rurais, que apresentam graus distintos de preservação e degradação ambiental. Para cada uma das nascentes foi elaborado também um mapa contendo a área com vegetação, área a ser recuperada e o perímetro de cerca a ser construído.

As ações para recuperação ambiental das nascentes envolvem o cercamento da área nos limites determinados pela legislação vigente, o plantio de mudas de espécies nativas, a construção de barraginhas na área de entorno quando necessário e os tratos silviculturais pré e pós-plantio.

Alavancar o agronegócio
Mesmo durante a pandemia, o agronegócio continua produzindo e gerando empregos em Minas Gerais.

De acordo com o último Censo Agropecuário (2017) disponível no site do IBGE, o município de Lavras possui 36.070 hectares de estabelecimentos, sendo 28.839 formado por produtores individuais. 4.928 hectares são utilizados por lavouras permanentes e 6.635 por lavouras temporárias.

Em Lavras, existem 343 hectares de florestas plantadas.

A prefeita Jussara Menicucci destacou que este planejamento é um trabalho importante e que deve ser executado também nas próximas gestões. “Vamos dobrar o PIB da agricultura de 2% para 4%, uma meta importante da nossa equipe”, afirmou.

Nenhum comentário: