Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL BOM PASTOR RECEBE R$5 MILHÕES PARA COMPRA DE EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER

Referência em oncologia em Varginha e 53 municípios do Sul de Minas, hospital atende população estimada em 1 milhão de pessoas A informação foi dada durante visita do prefeito Vérdi Melo à presidência do Senado
Na foto o prefeito de Varginha, Vérdi Melo, o deputado federal Diego Andrade, o diretor da Presidência do Senado, Alexandre Siveira e o secretário municipal de Saúde, Armando Fortunato Filho

O Hospital Bom Pastor (HBP), de Varginha, no Sul de Minas, que é referência na região Sul do Estado e atende uma população estimada em 1 milhão de pessoas, foi contemplado com uma verba de R$ 5 milhões do Ministério da Saúde (MS). O recurso será usado para a compra de um novo Acelerador Linear de Fótons de Gantry fechado com auto-blindagem, aparelho considerado fundamental para o atendimento dos pacientes com câncer que são tratados no hospital.

Os recursos para a compra do novo equipamento para o Hospital Bom Pastor estão sendo viabilizados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e pelo ex-secretário de Saúde de Minas, Alexandre Silveira (PSD), a pedido do deputado federal Diego Andrade (PSD) e do prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante).

“O aparelho vai melhorar muito a qualidade do serviço de saúde oferecido pelo hospital, agilizando o tratamento vários tipos de câncer. Hoje as pessoas são obrigadas a enfrentar uma grande fila para as seções de quimioterapia, uma vez que o equipamento que temos está completamente sucateado”, explica o secretário de Saúde de Varginha, Armando Fortunato.

“Somos muito gratos ao senador Rodrigo Pacheco, ao nosso amigo Alexandre Silveira e ao deputado Diego Andrade. Estejam certos de que esse novo aparelho vai ajudar não somente a população de Varginha, mas também de 105 municípios da região Macro Sul de Minas, que têm o Bom Pastor como referência no atendimento em saúde”, assinala o prefeito Vérdi Lúcio Melo que cumpriu agenda na presidência do Senado ao lado do secretário de saúde Armando Fortunato nessa quarta-feira, 14.

“É uma alegria enorme poder contribuir para que o hospital possa comprar esse novo aparelho, que vai ajudar os pacientes com câncer que são atendidos no Bom Pastor. Especialmente por saber que os beneficiados não serão somente os moradores de Varginha, mas cerca de 1 milhão de pessoas de vários municípios da região”, assinala Alexandre Silveira.

Referência na Macro Sul
O Bom Pastor, que pertence à Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV), é um hospital público municipal, sem fins lucrativos, 100% SUS (Sistema Único de Saúde). É referência para 105 municípios da região Macro Sul de Minas, atende 39 especialidades médicas e funciona como referência em atendimento de alta complexidade em oncologia.

O hospital realiza, anualmente, mais de 376 mil procedimentos: 59.371 quimioterapias, 93.367 sessões de radioterapia, 4.553 internações, com média diária de 1.044 atendimentos. Dispõe de 112 leitos, sendo 10 para terapia intensiva, internações clínicas, cirurgias e um serviço de pronto atendimento.

O Bom Pastor tem um Acelerador Linear, mas sua vida útil está comprometida e já em 2022 deixará de funcionar. Com o novo aparelho, o hospital vai poder manter os serviços de oncologia de alta qualidade que oferece aos pacientes de Varginha e região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...