Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL BOM PASTOR RECEBE R$5 MILHÕES PARA COMPRA DE EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER

Referência em oncologia em Varginha e 53 municípios do Sul de Minas, hospital atende população estimada em 1 milhão de pessoas A informação foi dada durante visita do prefeito Vérdi Melo à presidência do Senado
Na foto o prefeito de Varginha, Vérdi Melo, o deputado federal Diego Andrade, o diretor da Presidência do Senado, Alexandre Siveira e o secretário municipal de Saúde, Armando Fortunato Filho

O Hospital Bom Pastor (HBP), de Varginha, no Sul de Minas, que é referência na região Sul do Estado e atende uma população estimada em 1 milhão de pessoas, foi contemplado com uma verba de R$ 5 milhões do Ministério da Saúde (MS). O recurso será usado para a compra de um novo Acelerador Linear de Fótons de Gantry fechado com auto-blindagem, aparelho considerado fundamental para o atendimento dos pacientes com câncer que são tratados no hospital.

Os recursos para a compra do novo equipamento para o Hospital Bom Pastor estão sendo viabilizados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e pelo ex-secretário de Saúde de Minas, Alexandre Silveira (PSD), a pedido do deputado federal Diego Andrade (PSD) e do prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante).

“O aparelho vai melhorar muito a qualidade do serviço de saúde oferecido pelo hospital, agilizando o tratamento vários tipos de câncer. Hoje as pessoas são obrigadas a enfrentar uma grande fila para as seções de quimioterapia, uma vez que o equipamento que temos está completamente sucateado”, explica o secretário de Saúde de Varginha, Armando Fortunato.

“Somos muito gratos ao senador Rodrigo Pacheco, ao nosso amigo Alexandre Silveira e ao deputado Diego Andrade. Estejam certos de que esse novo aparelho vai ajudar não somente a população de Varginha, mas também de 105 municípios da região Macro Sul de Minas, que têm o Bom Pastor como referência no atendimento em saúde”, assinala o prefeito Vérdi Lúcio Melo que cumpriu agenda na presidência do Senado ao lado do secretário de saúde Armando Fortunato nessa quarta-feira, 14.

“É uma alegria enorme poder contribuir para que o hospital possa comprar esse novo aparelho, que vai ajudar os pacientes com câncer que são atendidos no Bom Pastor. Especialmente por saber que os beneficiados não serão somente os moradores de Varginha, mas cerca de 1 milhão de pessoas de vários municípios da região”, assinala Alexandre Silveira.

Referência na Macro Sul
O Bom Pastor, que pertence à Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV), é um hospital público municipal, sem fins lucrativos, 100% SUS (Sistema Único de Saúde). É referência para 105 municípios da região Macro Sul de Minas, atende 39 especialidades médicas e funciona como referência em atendimento de alta complexidade em oncologia.

O hospital realiza, anualmente, mais de 376 mil procedimentos: 59.371 quimioterapias, 93.367 sessões de radioterapia, 4.553 internações, com média diária de 1.044 atendimentos. Dispõe de 112 leitos, sendo 10 para terapia intensiva, internações clínicas, cirurgias e um serviço de pronto atendimento.

O Bom Pastor tem um Acelerador Linear, mas sua vida útil está comprometida e já em 2022 deixará de funcionar. Com o novo aparelho, o hospital vai poder manter os serviços de oncologia de alta qualidade que oferece aos pacientes de Varginha e região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...