sexta-feira, 23 de julho de 2021

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE PACIENTES RENAIS


Na comemoração do centenário do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) destacamos o trabalho do Serviço de Hemodiálise que é referência para microrregião de Pouso Alegre e atende em média 200 pacientes ao mês. Neste setor, o HCSL mostra mais uma vez a diferença com um atendimento de qualidade e humanizado.

Os pacientes com insuficiência renal crônica ficam cerca de quatro horas em cada sessão de hemodiálise sempre cercados de carinho e atenção por médicos nefrologistas, urologistas, vasculares, anestesistas, além de intensivistas e equipe multiprofissional de Enfermagem composta por especialistas e técnicos. A estrutura de atendimento oferece dezenas de máquinas que realizam cerca de 30 mil sessões por ano, em horários diurnos e noturnos.

Outro ponto que devemos destacar é que o HCSL já realizou 265 transplantes tornando-se referência em Minas Gerais no transplante renal. Além da qualidade dos serviços prestados, o Hospital trabalha incansavelmente para ampliar o número de transplantados a cada dia. O HCSL possui uma equipe capacitada e gabaritada, considerada uma das melhores do Brasil. Essa equipe espera que as famílias se conscientizem da importância de serem doadores de órgãos, pois quanto mais doadores, mais vidas serão salvas.

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio tem uma história de comprometimento, dedicação, construída passo a passo na área de pacientes renais. Um trabalho gratificante pois atende pessoas de todas as classes sociais que depois dos transplantados sempre voltam cheios de gratidão para abraçar os funcionários do HCSL, profissionais envolvidos e comprometidos com a vida.

História
O Hospital Samuel Libânio foi pioneiro na realização de transplantes renais no Sul de Minas. A história teve início em março de 1989, quando um paciente da cidade de Santa Rita do Sapucaí foi doador de um rim para o irmão dele. Na época, os médicos Elias Kallás, Yara Gracia e Antônio Carlos Souza foram os cirurgiões. 

Um transplante renal envolve direta e indiretamente, pelo menos 23 profissionais entre, nefrologistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, anestesistas, imunologistas, cirurgiões vasculares, além dos envolvidos com a logística das doações, como o MG Transplantes e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Nenhum comentário: