Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIOS TRANSFORMAM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA A PARTIR DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

O município de Ribeirão das Neves foi pioneiro na região metropolitana de Belo Horizonte e hoje é modelo para outras administrações

Receber representantes de outros municípios interessados no modelo de gestão da iluminação pública, sejam mineiros sejam de outros estados, tem sido uma constante para a prefeitura de Ribeirão das Neves. Na última quinta-feira, dia 22, foi a vez do município de Santana de Pirapama, que na figura do seu vice-prefeito, Jandir Araújo, esteve na cidade para conhecer as instalações da concessionária IP Minas – formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort –, que é responsável pelo processo de modernização do sistema.


Acompanhado pelo secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, e pelo secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Leinilson Marcos Barbosa, o vice-prefeito Jandir Araújo foi recebido pelo gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, que ficou encarregado de apresentar o projeto que vem sendo implantado no município nevense.

No entanto, antes do projeto em si, o despertar do interesse de outros municípios já começa pela forma de contratação dos serviços, que envolve uma parceria público-privada (PPP). A prefeitura de Ribeirão das Neves foi pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte ao investir no modelo que hoje está em franca expansão em todo país.

Conforme informações publicadas na segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada, divulgada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), o mercado brasileiro tem contratado para os próximos anos investimentos na ordem de R$ 18 bilhões, isso por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Para as administrações municipais, as principais vantagens são a capacidade de modernizar o sistema com tecnologia de ponta, reduzir de forma expressiva o consumo de energia e aprimorar os serviços de manutenção e de atendimento à população com o sistema de telegestão, que permite monitoramento remoto em tempo integral. Tudo isso, sem onerar o orçamento municipal. Esse é o grande diferencial: fazer mais, em menos tempo, e sem comprometer recursos que são indispensáveis para outras áreas de grande prioridade para a população.

Os benefícios para o cidadão também não param por aí. Sendo um importante quesito no conceito de cidades inteligentes, uma parte importante no processo de modernização da iluminação pública consiste na substituição das antigas lâmpadas de vapor de metal por equipamentos de LED. A luz branca emitida pelo LED aumenta a percepção visual e torna o ambiente muito mais claro, como explica o gerente da IP Minas, Jolimar Grancer.

“As luminárias de LED levam mais segurança à população. As vias ficam mais seguras para motoristas e pedestres, os parques e praças se tornam mais atrativos para o lazer das famílias, a cidade como um todo ganha muito mais qualidade de vida. Sem contar com a economia de energia superior a 50% e o impacto mínimo sobre o meio ambiente, se comparado às antigas lâmpadas”, destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.