Pular para o conteúdo principal

COVID-19: BOLETIM DA UNIFAL-MG DESTACA A DESIGUALDADE NO RITMO DE VACINAÇÃO NO SUL DE MINAS


De acordo com o boletim n° 34 da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Minas Gerais manteve a tendência de queda nas internações e evoluiu de estabilidade para queda na tendência de novos casos e novos óbitos. A situação no estado mantém melhora, mas permanece a evolução desigual entre regiões com oscilação de indicadores. A situação não está controlada e a queda de novos casos e principalmente novos óbitos e internações ainda precisa ser consolidada.

● Estabilidade na tendência de novos casos e crescimento de novas internações e mortes no Triângulo Mineiro: O Triângulo Mineiro apresenta a mesma cobertura vacinal que o estado e a região Sul e foi a mais atingida pelo contágio em Minas Gerais. Seria de se esperar que, pelo efeito da vacinação e do grau de imunidade coletiva alcançado, ela estivesse em melhor situação. Isso acende o alerta de que o controle da situação pandêmica ainda está ameaçado pelo efeito da variante delta, baixa cobertura vacinal completa e enfraquecimento da imunidade coletiva.

● Cobertura vacinal, ritmo de contágio e variante delta: A cobertura vacinal pequena, ritmo de contágio ainda alto e circulação da variante delta é uma combinação crítica. Por outro lado, há a dúvida sobre possível efeito protetor contra a delta pelo acúmulo de grande número de casos já recuperados da variante gama, num efeito de imunidade cruzada. Isso ainda é especulativo, e o fundamental é vacinar e continuar com as medidas de prevenção.

● Taxa de incidência na região sul de Minas: O Sul de Minas continua registrando queda na taxa de incidência diária média na semana. O estado voltou a registrar queda nesse indicador também. Contudo, as regiões Centro, Jequitinhonha e Oeste mantiveram o mesmo valor da semana anterior, e a região Leste aumentou o valor desse indicador. Em tendência de novos casos, o Sul de Minas manteve diminuição. Todas as regionais apresentaram redução nessa tendência, exceto a de Passos, que apresentou estabilidade.

● Situação no sul de Minas Gerais: A média diária de novos casos na semana foi de 680 para 577, valor abaixo de 600, o que não acontecia desde 27 de fevereiro deste ano. A tendência de novas internações registra queda na região: a média por dia na semana foi de 43 para 41. Mesma tendência nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre, mas a regional de Passos manteve estabilidade e a regional de Varginha foi de queda para estabilidade. Em novos óbitos, a região manteve tendência de diminuição, mas piora na regional de Alfenas, que foi de queda para estabilidade, e na de Passos, que foi de estabilidade para crescimento. O número médio de óbitos diários caiu de 17 para 16. Outra grande desigualdade no sul-mineiro é no ritmo da vacinação. Em cobertura vacinal completa da população, observam-se valores de 11% a 36%. Em termos de cobertura vacinal completa da população total, observam-se valores de 36%, como em Dom Viçoso, a 11% como em Luminárias. Mesmo entre os mais populosos há grande disparidade, Poços de Caldas registrou 24% de cobertura vacinal completa da população e Alfenas (o penúltimo no geral) apenas 13%. Mesmo que parte dessas diferenças se deva à lentidão no envio de informação à SES-MG, a situação continua lamentável, dado que a informação precisa e rápida é fundamental para o traçado de medidas de prevenção pelas prefeituras e pela SES-MG para as regiões e microrregiões. 

Acesse na íntegra:


Acesse todas as edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho