quinta-feira, 12 de agosto de 2021

COVID-19: BOLETIM DA UNIFAL-MG DESTACA A DESIGUALDADE NO RITMO DE VACINAÇÃO NO SUL DE MINAS


De acordo com o boletim n° 34 da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Minas Gerais manteve a tendência de queda nas internações e evoluiu de estabilidade para queda na tendência de novos casos e novos óbitos. A situação no estado mantém melhora, mas permanece a evolução desigual entre regiões com oscilação de indicadores. A situação não está controlada e a queda de novos casos e principalmente novos óbitos e internações ainda precisa ser consolidada.

● Estabilidade na tendência de novos casos e crescimento de novas internações e mortes no Triângulo Mineiro: O Triângulo Mineiro apresenta a mesma cobertura vacinal que o estado e a região Sul e foi a mais atingida pelo contágio em Minas Gerais. Seria de se esperar que, pelo efeito da vacinação e do grau de imunidade coletiva alcançado, ela estivesse em melhor situação. Isso acende o alerta de que o controle da situação pandêmica ainda está ameaçado pelo efeito da variante delta, baixa cobertura vacinal completa e enfraquecimento da imunidade coletiva.

● Cobertura vacinal, ritmo de contágio e variante delta: A cobertura vacinal pequena, ritmo de contágio ainda alto e circulação da variante delta é uma combinação crítica. Por outro lado, há a dúvida sobre possível efeito protetor contra a delta pelo acúmulo de grande número de casos já recuperados da variante gama, num efeito de imunidade cruzada. Isso ainda é especulativo, e o fundamental é vacinar e continuar com as medidas de prevenção.

● Taxa de incidência na região sul de Minas: O Sul de Minas continua registrando queda na taxa de incidência diária média na semana. O estado voltou a registrar queda nesse indicador também. Contudo, as regiões Centro, Jequitinhonha e Oeste mantiveram o mesmo valor da semana anterior, e a região Leste aumentou o valor desse indicador. Em tendência de novos casos, o Sul de Minas manteve diminuição. Todas as regionais apresentaram redução nessa tendência, exceto a de Passos, que apresentou estabilidade.

● Situação no sul de Minas Gerais: A média diária de novos casos na semana foi de 680 para 577, valor abaixo de 600, o que não acontecia desde 27 de fevereiro deste ano. A tendência de novas internações registra queda na região: a média por dia na semana foi de 43 para 41. Mesma tendência nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre, mas a regional de Passos manteve estabilidade e a regional de Varginha foi de queda para estabilidade. Em novos óbitos, a região manteve tendência de diminuição, mas piora na regional de Alfenas, que foi de queda para estabilidade, e na de Passos, que foi de estabilidade para crescimento. O número médio de óbitos diários caiu de 17 para 16. Outra grande desigualdade no sul-mineiro é no ritmo da vacinação. Em cobertura vacinal completa da população, observam-se valores de 11% a 36%. Em termos de cobertura vacinal completa da população total, observam-se valores de 36%, como em Dom Viçoso, a 11% como em Luminárias. Mesmo entre os mais populosos há grande disparidade, Poços de Caldas registrou 24% de cobertura vacinal completa da população e Alfenas (o penúltimo no geral) apenas 13%. Mesmo que parte dessas diferenças se deva à lentidão no envio de informação à SES-MG, a situação continua lamentável, dado que a informação precisa e rápida é fundamental para o traçado de medidas de prevenção pelas prefeituras e pela SES-MG para as regiões e microrregiões. 

Acesse na íntegra:


Acesse todas as edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

Nenhum comentário: