quinta-feira, 5 de agosto de 2021

COVID-19: ENTRE AS 10 MAIS POPULOSAS DO SUL DE MINAS, SÓ LAVRAS APRESENTA CRESCIMENTO NO NÚMERO DE MORTES


O número 33 do boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) informa que Minas Gerais iniciou a semana apresentando melhora na tendência de novas internações, indo de estabilidade para queda, no entanto, manteve estabilidade em novos casos e novos óbitos. Há grande diversidade de situações entre as regiões, indicando que o controle da pandemia ainda não está tão próximo. Atenção especial deve ser dada para a situação de territórios vizinhos, com permanente cuidado com as interações entre lugares.

● Situação melhorando na região sul de Minas, porém preocupa a gravidade de novos casos: no Sul de Minas a situação continua melhorando. Mas é preciso atenção em relação à gravidade dos casos que surgem, acompanhando a relação entre o número de internações e número de casos notificados no mês. De maio até julho deste ano esse índice subiu, registrando 0,06 em maio, 0,07 em julho e 0,09 em julho. É de se esperar que com o avanço da vacinação o número de casos graves diminua e os casos entre os mais jovens continue gerando menos internações. O aumento desse índice pode estar associado à maior circulação de variante mais agressiva, como a delta. É fundamental a vigilância genômica para identificação de variantes de preocupação.

● Taxa de incidência na região sul de Minas: a região Sul continua registrando queda na taxa de incidência diária média na semana, mas há duas semanas o estado mantém esse indicador estável. Pela primeira vez neste ano, a taxa diária de novos casos na semana ficou abaixo do registrado no início de 2021 na região. Em número médio de novos casos por dia na semana, o sul mineiro registrou 648, valor abaixo de 700, o que não acontecia há quase quatro meses. A tendência de novas internações na região voltou a declinar, registrando na semana 43 novas internações em média por dia, o que não era visto desde o último dia 14 de março. Em novos óbitos, a região também manteve tendência de diminuição. O número médio de óbitos diários caiu de 22 para 17. Também na região Sul observamos uma evolução desigual nas tendências dos indicadores, ocorrendo frequentes oscilações entre melhora e piora.

● Pandemia ainda não controlada: o controle da pandemia não está consolidado, a cobertura vacinal completa atingiu apenas 19% da população total do Sul do estado. Em relação ao início deste ano, em média por dia na semana, ainda registramos 67% a mais de novos casos, 2,5 vezes mais novos óbitos e 1,5 vezes mais novas internações.

● Panorama da pandemia nos dez municípios mais populosos da região: entre os dez mais populosos municípios do Sul de Minas, nenhum apresentou crescimento na tendência da incidência. Oito dos dez apresentaram queda neste indicador. Apenas Lavras manteve estabilidade nesse indicador e Três Pontas passou de diminuição para estabilidade. Na tendência de novas internações apenas São Sebastião do Paraíso foi de diminuição para crescimento, a maioria dos demais apresentou diminuição (Poços de Caldas, Varginha, Lavras, Itajubá, Alfenas e Três Corações) ou estabilidade (Pouso Alegre, Passos e Três Pontas). Em novos óbitos, apenas Lavras apresentou tendência de crescimento; os demais registraram estabilidade (Poços de Caldas, Varginha, Passos, Itajubá e Três Corações) ou diminuição (Pouso Alegre, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Considerando os três indicadores houve melhora do quadro epidemiológico no conjunto dos dez mais populosos municípios sul mineiros. Acesse na íntegra: 

Link da publicação: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2021/08/04/boletim-epidemiologico-no-33-02-08-2021-situacao-epidemica-de-covid-19-em-minas-gerais-e-no-sul-de-minas/

Acesse todas as edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

*Com informações da UNIFAL-MG

Nenhum comentário: