sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBERÁ HOMENAGEM DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

Placa alusiva aos trabalhos da ALMG será instalada na sede do MP; homenagem marca abertura da Semana do Ministério Público, que terá o presidente Agostinho Patrus como orador oficial
Na Semana do Ministério Público 2020, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, foi condecorado com o Grande Colar da Medalha do Mérito do Ministério Público, a maior honraria da instituição, também concedida ao seu pai, Agostinho Patrús

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será homenageada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) durante as comemorações da Semana do MPMG, evento que ocorrerá entre os dias 13 e 17 deste mês. A cerimônia acontecerá nesta segunda-feira, dia 13, na sede do Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus (PV), será o orador oficial na abertura da solenidade.

A cerimônia será conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. A homenagem concedida ao Legislativo mineiro deve-se ao “inestimável” trabalho realizado por deputadas e deputados ao longo dos últimos meses. Uma placa alusiva às contribuições da ALMG para a modernização da estrutura organizacional do MPMG será instalada na sede da instituição. Na avaliação do presidente Agostinho Patrus, este reconhecimento demonstra a importância da atuação do Parlamento estadual no debate dos temas de interesse da sociedade e atesta a harmonia entre as instituições públicas mineiras na defesa dos valores democráticos.

“No momento em que vemos o desgaste entre as instituições no âmbito nacional, é muito importante, em nome da Assembleia Legislativa de Minas, recebermos esta homenagem do Ministério Público, o que demonstra que estamos trabalhando juntos não só pela defesa da democracia, mas, também, pelo bem das mineiras e dos mineiros”, disse o parlamentar. “As relações entre ALMG e MPMG têm originado um caminho de convergência na construção e no permanente aprimoramento da cidadania e do bem-estar social”, completou.

Dentre as ações de destaque desenvolvidas pela ALMG ao longo deste ano, está a aprovação, em julho, dos Projetos de Lei Complementar que viabilizaram o aprimoramento da estrutura do MPMG, com o fortalecimento da Ouvidoria da instituição, a criação de um centro de mediação de conflitos e a modernização do regimento disciplinar interno. “Agradeço ao presidente Agostinho Patrus que, como bom filho e grande líder de Minas, conduziu a votação sem os arroubos que costumamos assistir hoje em dia”, afirmou, na ocasião, o procurador-geral Jarbas Soares Júnior.

Semana do MPMG
Na programação do evento deste ano, estão previstas as participações do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Sandra Goulart; do presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes; do vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; do senador Antonio Anastasia, entre outras autoridades.

A Semana do MPMG é realizada anualmente em comemoração ao Dia do Ministério Público de Minas, celebrado em 11/9. A data se refere à sanção da primeira Lei Orgânica da instituição, ocorrida em 1950. O evento tem duração de cinco dias, com a realização de debates e palestras. Na sexta-feira (17/9), data de encerramento, ocorrerá a entrega da Medalha do Mérito Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego. Entre os agraciados estão o ministro Luiz Fux, o senador Rodrigo Pacheco, a deputada estadual Leninha e a secretária-geral da Mesa da ALMG, Luíza Homen.

Nenhum comentário: