Pular para o conteúdo principal

EM SOLENIDADE DO MP, AGOSTINHO PATRUS FAZ DEFESA ENFÁTICA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE

Presidente da ALMG foi orador oficial da abertura da Semana do MPMG; cerimônia teve descerramento de placa em homenagem à Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), foi o orador oficial da cerimônia de abertura da Semana do Ministério Público 2021, realizada nesta segunda-feira, 13, na sede do MPMG, em Belo Horizonte. O evento contou, ainda, com a presença de diversos parlamentares, promotores e procuradores, entre outras autoridades. Na solenidade, a ALMG foi homenageada pelo MPMG, em razão dos trabalhos realizados pelo Parlamento mineiro ao longo dos últimos meses.

Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia fez uma defesa enfática da união de forças em prol do fortalecimento do regime democrático no país. “As representações dos Poderes constituídos não podem se eximir do compromisso de contribuírem mutuamente para o diálogo e estreitamento dos laços institucionais”, afirmou. “Ataques sistêmicos ao nosso ainda jovem regime democrático exigem uma ampla coalizão. A passividade não pode ser opção – não em Minas, Estado cuja história é impregnada pelos ideais de liberdade”, completou.

Ainda em seu discurso, Agostinho Patrus mencionou a “relação harmoniosa” entre as instituições. “O Parlamento e o Ministério Público são abrigos seguros para os direitos de cidadania. As mineiras e os mineiros conhecem os caminhos que conduzem até eles e reconhecem o trabalho que realizam. Que mesmo diante das muitas adversidades, esteja sempre acima de ideias e atitudes aquilo que o mineiro mais aspira e que o nosso Estado tem como premissa maior: a defesa da liberdade e da democracia”, concluiu o parlamentar.

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, citou a “profícua relação institucional” entre MPMG e Assembleia. Em seu pronunciamento, ele também destacou êxitos da gestão de Agostinho Patrus no Legislativo mineiro. “Não existe Ministério Público sem o Parlamento. Somos gratos ao presidente Agostinho Patrus, de admirável tradição política, pela condução do processo legislativo. O lugar do Parlamento, presidido por Agostinho Patrus, é o andar de cima, é o lugar das mais ricas tradições de Minas”, afirmou Jarbas Soares Júnior.

Placa em homenagem à ALMG
Ao término da solenidade de abertura, os participantes foram convidados a acompanhar o descerramento de uma placa em homenagem à Assembleia Legislativa, afixada na sede do Ministério Público, em razão da atuação da Casa na aprovação da nova Lei Orgânica do MPMG e da modernização do órgão. As mudanças incluem, entre outros avanços, o fortalecimento da Ouvidoria da instituição, a criação de um centro de mediação de conflitos e a modernização do regimento disciplinar interno do Ministério Público.

A cerimônia contou com a participação, ainda, do presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Gilson Soares; do defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio; e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte. A Semana do MPMG 2021 será encerrada na próxima sexta-feira (17), com a entrega da Medalha do Mérito Promotor Francisco José Lins do Rego. Dentre os agraciados estão os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, além da deputada estadual Leninha e da secretária-geral da Mesa da ALMG, Luíza Homen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...