Pular para o conteúdo principal

SITUAÇÃO CRÍTICA: COPASA ADMITE DIFICULDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LAVRAS

Concessionária diz que a balsa de captação do Rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade


Os moradores Lavras reclamam da falta de água nos domicílios em diversos bairros da cidade. A redação do blog O Corvo-Veloz entrou em contato na manhã de hoje, quinta-feira, dia 2, com a assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), em Belo Horizonte. 

A redação questionou a concessionária sobre a situação da captação de água hoje no município de Lavras e quais os níveis hídricos. Além disso, muito se fala sobre mudar a captação no Rio Grande do local atual (localizado abaixo da Usina de Funil) para captar diretamente no lago de Funil (represa). O blog O Corvo-Veloz questionou a Copasa se está proposta seria viável e se a companhia já estudou está possibilidade.

Já em relação ao desabastecimento, foi perguntado se haverá racionamento real de água ou rodízio no município. Por fim, foi questionado a questão da transparência, uma vez que não é avisado aos moradores sobre a real situação hídrica, bem como, sobre a falta os horários em que pode faltar água nos domicílios. 

A Copasa informou que o "longo período de estiagem vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão dos mananciais Rio Grande e Ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, prejudicando o abastecimento do município de Lavras".  

"No início do primeiro semestre deste ano, a Copasa realizou diversas obras para auxiliar no fornecimento de água durante o período crítico. A balsa de captação do Rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade e os motores da estação de bombeamento do Ribeirão Água Limpa foram substituídos por outros de melhor rendimento. Além disso, a Companhia também investiu: na melhoria da captação do Ribeirão Santa Cruz; na construção de cerca de 2 mil metros de rede de distribuição de água para atender a região norte da cidade; implantação de dois reservatórios secundários e substituição de mais de 9 mil metros de rede de distribuição de água, com a transferência de ramais prediais", afirma a empresa.

"Apesar de todas as medidas operacionais adotadas pela Companhia, o período de estiagem impacta diretamente a disponibilidade de água dos mananciais utilizados para captação, associado à elevação do consumo. Neste momento, para minimizar o problema nestes dias mais críticos, a Copasa poderá realizar algumas manobras e ajustes de pressão em sua malha de distribuição, para garantir o abastecimento de regiões eventualmente impactadas parcialmente durante o decorrer do dia", destacou a concessionária. 

"A Copasa solicita atenção especial sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população, atitude importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca", conclui a companhia.

Dicas 

Atitudes simples podem fazer grande diferença, por exemplo:  

● Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;  

● Tomar banhos rápidos;  

● Molhar plantas com regador e não com a mangueira;  

● Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;  

● Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;  

● Reutilizar a água da máquina de lavar.  

São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.

*Por Sebastião Filho, da redação do Blog O Corvo-Veloz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...