quinta-feira, 2 de setembro de 2021

SITUAÇÃO CRÍTICA: COPASA ADMITE DIFICULDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LAVRAS

Concessionária diz que a balsa de captação do Rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade


Os moradores Lavras reclamam da falta de água nos domicílios em diversos bairros da cidade. A redação do blog O Corvo-Veloz entrou em contato na manhã de hoje, quinta-feira, dia 2, com a assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), em Belo Horizonte. 

A redação questionou a concessionária sobre a situação da captação de água hoje no município de Lavras e quais os níveis hídricos. Além disso, muito se fala sobre mudar a captação no Rio Grande do local atual (localizado abaixo da Usina de Funil) para captar diretamente no lago de Funil (represa). O blog O Corvo-Veloz questionou a Copasa se está proposta seria viável e se a companhia já estudou está possibilidade.

Já em relação ao desabastecimento, foi perguntado se haverá racionamento real de água ou rodízio no município. Por fim, foi questionado a questão da transparência, uma vez que não é avisado aos moradores sobre a real situação hídrica, bem como, sobre a falta os horários em que pode faltar água nos domicílios. 

A Copasa informou que o "longo período de estiagem vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão dos mananciais Rio Grande e Ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, prejudicando o abastecimento do município de Lavras".  

"No início do primeiro semestre deste ano, a Copasa realizou diversas obras para auxiliar no fornecimento de água durante o período crítico. A balsa de captação do Rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade e os motores da estação de bombeamento do Ribeirão Água Limpa foram substituídos por outros de melhor rendimento. Além disso, a Companhia também investiu: na melhoria da captação do Ribeirão Santa Cruz; na construção de cerca de 2 mil metros de rede de distribuição de água para atender a região norte da cidade; implantação de dois reservatórios secundários e substituição de mais de 9 mil metros de rede de distribuição de água, com a transferência de ramais prediais", afirma a empresa.

"Apesar de todas as medidas operacionais adotadas pela Companhia, o período de estiagem impacta diretamente a disponibilidade de água dos mananciais utilizados para captação, associado à elevação do consumo. Neste momento, para minimizar o problema nestes dias mais críticos, a Copasa poderá realizar algumas manobras e ajustes de pressão em sua malha de distribuição, para garantir o abastecimento de regiões eventualmente impactadas parcialmente durante o decorrer do dia", destacou a concessionária. 

"A Copasa solicita atenção especial sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população, atitude importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca", conclui a companhia.

Dicas 

Atitudes simples podem fazer grande diferença, por exemplo:  

● Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;  

● Tomar banhos rápidos;  

● Molhar plantas com regador e não com a mangueira;  

● Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;  

● Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;  

● Reutilizar a água da máquina de lavar.  

São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.

*Por Sebastião Filho, da redação do Blog O Corvo-Veloz

Nenhum comentário: