terça-feira, 28 de setembro de 2021

TESTES DAS SIRENES DO PAE DA USINA DE FUNIL ATENDE OBJETIVOS


Os testes das sirenes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no rio Grande, pertencente à Aliança Energia, fazem parte dos procedimentos preventivos e visam a validação do Sistema de Alerta implantado nas cidades localizadas abaixo da barragem. 

As 11 estações remotas das sirenes do PAE da UHE Funil foram acionadas simultaneamente, no dia 14 de setembro, a partir das 14h30, sendo 8 na cidade de Ribeirão Vermelho e 3 no bairro Niterói, em Lavras, cobrindo uma área com cerca de 3.200 pessoas.

Segundo o coordenador da UHE Funil, Willian Rosa, o objetivo dos testes preventivos foi avaliar o pleno funcionamento de todas as instalações, de todas as estruturas e também uma oportunidade para que a população se familiarizasse com o som das sirenes. 

“É importante que os moradores saibam reconhecer o sinal caso seja necessário um acionamento”, esclarece Willian, destacando ainda que as barragens das duas usinas permanecem seguras, dentro das classificações de risco baixo, conforme já validado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que periodicamente passam por inspeções e por controles de engenharia.

Além das equipes da Aliança Energia, a ação preventiva também contou com a participação de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e foi destaque na imprensa local, nas regiões próximas às duas usinas, contribuindo para levar informações oficiais e confiáveis para as comunidades e evitando a disseminação de boatos e notícias falsas.

O PAE atende a Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. No mês de novembro estão previstos novos testes das sirenes do PAE da Usina de Funil para equalizar e validar a intensidade sonora e a abrangência do sistema de alerta. Na ocasião, também será realizada uma pesquisa junto à comunidade para identificar a percepção dos moradores das quatro cidades sobre o sistema de alerta. 

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas, criando uma rotina que fortalece a cultura de prevenção, e a comunidade é orientada através de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Nenhum comentário: