Pular para o conteúdo principal

TESTES DAS SIRENES DO PAE DA USINA DE FUNIL ATENDE OBJETIVOS


Os testes das sirenes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no rio Grande, pertencente à Aliança Energia, fazem parte dos procedimentos preventivos e visam a validação do Sistema de Alerta implantado nas cidades localizadas abaixo da barragem. 

As 11 estações remotas das sirenes do PAE da UHE Funil foram acionadas simultaneamente, no dia 14 de setembro, a partir das 14h30, sendo 8 na cidade de Ribeirão Vermelho e 3 no bairro Niterói, em Lavras, cobrindo uma área com cerca de 3.200 pessoas.

Segundo o coordenador da UHE Funil, Willian Rosa, o objetivo dos testes preventivos foi avaliar o pleno funcionamento de todas as instalações, de todas as estruturas e também uma oportunidade para que a população se familiarizasse com o som das sirenes. 

“É importante que os moradores saibam reconhecer o sinal caso seja necessário um acionamento”, esclarece Willian, destacando ainda que as barragens das duas usinas permanecem seguras, dentro das classificações de risco baixo, conforme já validado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que periodicamente passam por inspeções e por controles de engenharia.

Além das equipes da Aliança Energia, a ação preventiva também contou com a participação de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e foi destaque na imprensa local, nas regiões próximas às duas usinas, contribuindo para levar informações oficiais e confiáveis para as comunidades e evitando a disseminação de boatos e notícias falsas.

O PAE atende a Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. No mês de novembro estão previstos novos testes das sirenes do PAE da Usina de Funil para equalizar e validar a intensidade sonora e a abrangência do sistema de alerta. Na ocasião, também será realizada uma pesquisa junto à comunidade para identificar a percepção dos moradores das quatro cidades sobre o sistema de alerta. 

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas, criando uma rotina que fortalece a cultura de prevenção, e a comunidade é orientada através de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...