Pular para o conteúdo principal

APROVADO PROJETO QUE ALTERA LEI DE DOAÇÃO DE TERRENOS PARA A ADVANTECH BRASIL EM ITAJUBÁ


A Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei Nº 4562/2021, que altera a Lei nº 3.292, de 19 de dezembro de 2018. Desenvolvido pelo prefeito, esse PL visa alterar o artigo 5º da lei de doação de terrenos para a Advantech Brasil Ltda. em Itajubá, que atualmente assegura:

"A alienação, a permuta, penhora – para garantia de pagamento de dívidas trabalhistas e outras, e qualquer outra transação envolvendo o terreno ou lote doado, com ou sem suas benfeitorias, antes dos 10 (dez) anos de posse e domínio, pela pessoa jurídica, só poderá ocorrer com a anuência do Município de Itajubá, mediante sua interveniência na escritura pública de transferência ou de averbação, obrigando-se os sucessores da donatária ao fiel cumprimento da finalidade da doação por um período de até 5 (cinco) anos, na forma do disposto no art. 5º, da Lei Municipal nº.2.948, de 25 de julho de 2012."

O projeto, no entanto, propõe que o período de cumprimento da finalidade da doação se estenda para 10 anos e que seja estabelecida, na escritura pública, cláusula de solidariedade passiva da pessoa jurídica donatária e terceiro perante o município de Itajubá pelas obrigações advindas da doação inicial feita pelo município.

Além disso, também sugere o terceiro preencha os requisitos da presente Lei como se estivesse recebendo o imóvel do Município como primeiro donatário ou, ainda, seja uma pessoa jurídica organizada sob a forma de Sociedade de Propósito Específico (SPE) que tenha como objetivo, previsto em seu contrato social, de construção e/ou reforma do imóvel doado para instalação ou expansão da primeira donatária.

De acordo com o prefeito Christian Gonçalves, muitas empresas – independentemente do ramo – não têm imobilizado o seu capital, porque essa decisão acaba comprometendo o fluxo operacional para atividades que não estão diretamente ligadas ao negócio principal do empreendimento. Como solução a esse problema, elas têm se utilizado de incorporadoras ou Sociedades de Propósito Específico (SPE) para construção de suas unidades industriais, com o objetivo de não comprometer seu capital e poder investir em suas próprias operações.

"Diante desse cenário é que a Advantech solicitou ao município a autorização para contratação de uma pessoa jurídica para construção e expansão do seu negócio. Segundo ela, em razão da pandemia, a empresa tem encontrado muitas dificuldades para efetivação dessa construção e também necessitado utilizar o capital da empresa para investir em suas próprias operações e manutenção. Porém, após análise, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMICT) verificou que, pelos termos da Lei nº3.292/2018, esse modo de construir não seria possível", afirmou ele, enfatizando que a aprovação dessa proposta facilitará e tornará o processo de ampliação da Advantech muito mais célere.

Contudo, para entrar em vigor, o Projeto de Lei Nº 4521/2021 precisa, ainda, ser sancionado pelo Prefeito Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho