quinta-feira, 14 de outubro de 2021

INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA É DE 2,70% NO MÊS DE SETEMBRO


Na terceira sondagem sobre a inflação geral em Varginha, realizada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, o IMPC (Índice Municipal de Preços ao Consumidor) referente ao mês de setembro indicou alta de 2,70% comparado com o mês de agosto.

O IMPC é composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação (em domicílio e fora do domicílio); Habitação (gastos residenciais em geral como energia elétrica, gás de cozinha, água, limpeza e higiene pessoal); Transporte (combustíveis e transporte público); Educação (mensalidades escolares em diferentes níveis) e Comunicação (planos de telefonia e de internet).Tais grupos são divididos em 11 subgrupos, compostos por 44 itens e totalizando 503 preços coletados entre diferentes tipos, marcas e locais na cidade.

Nesta atual pesquisa mais uma vez ficou evidenciado que o grupo transporte apresentou a maior alta geral (3,86%). Neste grupo os produtos com maior elevação nos preços médios foram diesel (6,84%), etanol (4,70%) e a gasolina (3,50%).

O segundo grupo com maior elevação foi habitação (3,18%). Neste grupo os destaques de alta foram os produtos de higiene pessoal (6,28%), a energia elétrica (5,95%) e o gás de cozinha (3,59%).

O grupo alimentação apresentou alta geral de 2,93%. Os destaques de alta foram tomate (90,41%), batata (21,46%) e carne suína (6,29%). Neste mesmo grupo, os produtos que apresentaram as maiores baixas foram carne de frango (-4,66%), água para consumo (-3,39%) e arroz (-1,33%), porém foram quedas muito tênues que não influenciaram o índice geral.

Os grupos educação e comunicação se mantiveram estáveis.

Mais uma vez foi possível verificar que nenhum dos cinco grandes grupos do IMPC apresentou queda. Isso demonstra que o orçamento das famílias continua sendo impactado pelos preços altos dos itens consumidos, principalmente produtos alimentícios, combustíveis e energia elétrica. Reiteramos, conforme o relatório anterior, que a procura por preços mais acessíveis e a substituição de produtos e marcas são ações necessárias para tentar diminuir esses impactos, juntamente com políticas governamentais que visem minimizar essas volatilidades nos preços.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Nenhum comentário: