Pular para o conteúdo principal

PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE É LANÇADO EM ALFENAS


O município de Alfenas, no Sul de Minas, recebeu nesta quinta-feira, dia 30, o Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade, em cerimônia na Praça Getúlio Vargas. O plano é uma das ações do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que, em parceria com as prefeituras municipais, visa contribuir para a criação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e prevenção da criminalidade e das violências. 

Durante o evento, foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores de Alfenas, Jaime Daniel, a minuta do projeto de lei que irá instituir o Plano como lei municipal.


Ele foi desenvolvido em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas, com a Rede de Proteção à Mulher e a Rede de Juventude. Houve também a preocupação em considerar as percepções e demandas dos moradores. Para isso, a cidade de Alfenas foi dividida em quatro territórios — Norte, Sul, Leste e Oeste — e, a partir destes, foram realizadas dez reuniões territoriais que alcançaram 133 moradores. Também foram desenvolvidas reuniões temáticas com a juventude, a partir de quatro encontros.

O prefeito do município, Luiz Antônio Silva, ressaltou que a violência, especialmente nas cidades do interior, é um problema social. “O investimento em infraestrutura ajuda na melhoria dos índices de criminalidade. Com ações diárias conquistamos os melhores índices de segurança dos últimos vinte anos, reduzimos em 80% a violência. Isso é resultado das ações de Inteligência, preventivas e sociais, principalmente. Não fazemos política pública de segurança com violência, prevenimos e cuidamos das pessoas.", afirmou o prefeito.

Histórico
O lançamento do Plano marca a conclusão da terceira etapa do Programa Selo Prevenção Minas, cujas atividades tiveram início no município de Alfenas em novembro de 2019, a partir do Termo de Cooperação Técnica Nº 21/2019, e teve como uma de suas propostas o desenvolvimento do Plano Municipal em questão. Alfenas foi o primeiro município de Minas Gerais a ser contemplado com o Programa Selo Prevenção Minas.

A construção do Plano, por sua vez, iniciou-se em novembro de 2020, a partir da finalização e entrega do Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã de Alfenas. Ele foi desenvolvido com o objetivo de propor respostas aos principais desafios locais identificados. Buscou-se, assim, definir as diretrizes, ações e metas que guiarão a atuação da prefeitura de Alfenas na área da Segurança Pública durante os próximos dez anos.

"Ontem (29/9), o MJSP anunciou Minas Gerais como o estado mais seguro para se viver do país. É uma alegria muito grande esse marco, o que é uma conquista não só das forças de segurança, mas de todos. A vida não acontece no estado, mas nos municípios é que acontece a vida real, vivida por cada um de nós, população, que vivencia os problemas, as soluções e as conquistas. O Programa Selo Prevenção Minas é a consolidação dessa vida real”, ressaltou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Rafaela Meneghin.

Segundo ela, não se constrói ações de segurança pública e de prevenção à criminalidade sem ouvir a população. Andreza Rafaela enfatizou que o fator fundamental para a implementação desse programa em Alfenas foi a possibilidade de encontrar na cidade um campo fértil de pessoas e instituições e a população disposta a construir soluções conjuntas.

“O Plano Municipal lançado hoje (30/9) é a consolidação de soluções que a população, que cada região de Alfenas, que cada participante dentro da comissão de prevenção, dos grupos de moradores apresentou junto conosco para os problemas levantados. O Plano tem tudo para dar certo, porque é um plano possível de ser executado, pois foi construído ouvindo a população, com soluções factíveis, realistas e efetivas no enfrentamento à violência e na prevenção à criminalidade”, finalizou.

Participantes
A ação foi destinada aos membros da Prefeitura Municipal; Guarda Municipal; Secretarias Municipais de Defesa Social, Ação Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano; vereadores de Alfenas; Redes de Proteção à Mulher e Rede da Juventude de Alfenas; representantes da Sociedade Civil, incluindo participantes das Reuniões Territoriais realizadas para desenvolvimento do Plano; Polícia Militar; Polícia Civil; Tribunal de Justiça; Ministério Público; Defensoria Pública; Presídio de Alfenas; Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consepa); Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Unifenas; Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH); Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Penal; Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e outras instituições locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.