Pular para o conteúdo principal

COM QUASE 135 MIL TONELADAS DE PRODUÇÃO RURAL, POUSO ALEGRE INVESTE EM ESCOAMENTO


Conhecida por ser uma cidade industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se destaca também na produção agrícola. Cidade tem produções significativas de vários produtos, que têm sido diretamente beneficiados pela pavimentação de estradas da zona rural.

Até o momento, dezenas de quilômetros de vias rurais em comunidades como São José do Pantano; Maçaranduba; Ferreiras e Algodão; Anhumas, Inhumas, Cervo e Farias já foram pavimentados. Uma nova realidade que tem mudado a vida do produtor local. “Com certeza tem o antes e o depois. Hoje a facilidade é muito grande”, diz o produtor de morangos, Braz Pereira. “Escoar a produção hoje sem dúvida é mais fácil. Hoje você coloca a mercadoria dentro dum carro e onde você vai entregar você chega mais rápido, com mais qualidade, porque o morango é sensível né”, acrescenta.

De acordo com dados da Emater-MG, no biênio 2020/2021 Pouso Alegre tem número significativos, por exemplo, na produção de Batata, 14 mil toneladas, Milho, com 95 mil toneladas e Morango, com 12,5 mil toneladas.

Todo esse volume poderá ser escoado de maneira mais eficiente, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura no município. “Hoje nada mais que o produtor quer é ir e vir nas condições boas nas estradas. Pra gente, pra escoar as nossas lavouras, melhorou muito, 100%. Acho que foi um trabalho muito bem feito”, destaca o presidente da COOMPA, Valter Faria.

Efeitos no CEMA
Os efeitos também podem ser sentidos no Centro Municipal de Abastecimento (CMEA). O local recebe um total de 23,5 milhões de toneladas de produtos de produtores de 40 cidades da região e os produtos têm chegado com mais regularidade e qualidade. 

“Veículo quebrava, não chegava por causa da chuva. Então agora a melhoria nas estradas rurais foi muito importante pro desenvolvimento aqui do Ceasa”, ressalta Henrique de Oliveira, diretor de abastecimento do CEMA.

E a economia rural deve ter novos ganhos em Pouso Alegre. Nesta semana teve início a pavimentação da estrada do Cervo e estão previstas ainda obras nas vias de mais sete localidades, beneficiando também outras cidades da região, como Cachoeira de Minas, Silvianópolis e Borda da Mata, municípios próximos que podem se utilizar das estradas pavimentados.

Confira a relação de estradas atendidas em Pouso Alegre:

ESTRADAS PAVIMENTADAS
São José do Pantano – 14 km
Maçaranduba – 7 km
Ferreiras e Algodão – 4,5 km
Anhumas – 2 km
Farias – 1 km
São Fernando – 500 m
Cervo – 1 km
Desvio da Balança do Cervo – 1,5 km
Imbuia – 500 m

ESTRADAS A SEREM PAVIMENTADAS
Cajuru – 300 m
Cristal – 5 km
Afonsos/ Cabritas – 2,3 km
Vila Alvorada – 3 km
Pantano São José x Pantano dos Rosas – 4 km
Pantano São José x Sertãozinho – 3 km

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...