quarta-feira, 17 de novembro de 2021

COM QUASE 135 MIL TONELADAS DE PRODUÇÃO RURAL, POUSO ALEGRE INVESTE EM ESCOAMENTO


Conhecida por ser uma cidade industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se destaca também na produção agrícola. Cidade tem produções significativas de vários produtos, que têm sido diretamente beneficiados pela pavimentação de estradas da zona rural.

Até o momento, dezenas de quilômetros de vias rurais em comunidades como São José do Pantano; Maçaranduba; Ferreiras e Algodão; Anhumas, Inhumas, Cervo e Farias já foram pavimentados. Uma nova realidade que tem mudado a vida do produtor local. “Com certeza tem o antes e o depois. Hoje a facilidade é muito grande”, diz o produtor de morangos, Braz Pereira. “Escoar a produção hoje sem dúvida é mais fácil. Hoje você coloca a mercadoria dentro dum carro e onde você vai entregar você chega mais rápido, com mais qualidade, porque o morango é sensível né”, acrescenta.

De acordo com dados da Emater-MG, no biênio 2020/2021 Pouso Alegre tem número significativos, por exemplo, na produção de Batata, 14 mil toneladas, Milho, com 95 mil toneladas e Morango, com 12,5 mil toneladas.

Todo esse volume poderá ser escoado de maneira mais eficiente, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura no município. “Hoje nada mais que o produtor quer é ir e vir nas condições boas nas estradas. Pra gente, pra escoar as nossas lavouras, melhorou muito, 100%. Acho que foi um trabalho muito bem feito”, destaca o presidente da COOMPA, Valter Faria.

Efeitos no CEMA
Os efeitos também podem ser sentidos no Centro Municipal de Abastecimento (CMEA). O local recebe um total de 23,5 milhões de toneladas de produtos de produtores de 40 cidades da região e os produtos têm chegado com mais regularidade e qualidade. 

“Veículo quebrava, não chegava por causa da chuva. Então agora a melhoria nas estradas rurais foi muito importante pro desenvolvimento aqui do Ceasa”, ressalta Henrique de Oliveira, diretor de abastecimento do CEMA.

E a economia rural deve ter novos ganhos em Pouso Alegre. Nesta semana teve início a pavimentação da estrada do Cervo e estão previstas ainda obras nas vias de mais sete localidades, beneficiando também outras cidades da região, como Cachoeira de Minas, Silvianópolis e Borda da Mata, municípios próximos que podem se utilizar das estradas pavimentados.

Confira a relação de estradas atendidas em Pouso Alegre:

ESTRADAS PAVIMENTADAS
São José do Pantano – 14 km
Maçaranduba – 7 km
Ferreiras e Algodão – 4,5 km
Anhumas – 2 km
Farias – 1 km
São Fernando – 500 m
Cervo – 1 km
Desvio da Balança do Cervo – 1,5 km
Imbuia – 500 m

ESTRADAS A SEREM PAVIMENTADAS
Cajuru – 300 m
Cristal – 5 km
Afonsos/ Cabritas – 2,3 km
Vila Alvorada – 3 km
Pantano São José x Pantano dos Rosas – 4 km
Pantano São José x Sertãozinho – 3 km

Nenhum comentário: